obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 19/11 |
NOTÍCIAS
 
Projeto Guri em Mococa encerra atividades em dezembro
Cultura - 29/11/2016

O portal de notícias da TV Globo, g1.globo.com.br, G1 São Carlos e Araraquara, está informando que o Projeto Guri em Mococa, mantido pela Secretaria Estadual de Cultura e que oferece aulas de música de graça para crianças e adolescentes, vai encerrar suas atividades no dia 2 de dezembro:

“Após 12 anos, o Projeto Guri vai encerrar as atividades no dia 2 de dezembro em Mococa (SP). Cerca de 70 alunos vão fica sem aulas de música. As justificas para a suspensão do projeto são a crise econômica nacional e a consequente queda de arrecadação. O projeto também vai encerrar as atividades em Brotas e em outras 23 cidades do estado pelo mesmo motivo: falta de recursos.
Criado há 21 anos, o projeto mantido pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo oferece aulas de música de graça para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, no contraturno escolar, e atende mais de 50 mil estudantes em 410 polos de ensino em todo o estado.

O encerramento do projeto levou em conta critérios técnicos como o índice de vulnerabilidade social de cada município, histórico da relação de parceria entre o projeto guri e as prefeituras, a qualidade dos espaços físicos e o preenchimento das vagas oferecidas.

Outro espaço - “A prefeitura tentou negociar o espaço com a pessoa responsável pelo projeto, inclusive é em uma igreja de Mococa, em um bairro, mas falaram não. Isso foi que a prefeitura nos passou”, informou a mãe de um dos alunos Ana Lúcia Martinez.

Janaína Vicente tem dois filhos que fazem aulas de música no projeto. “Queria ver o que a gente podia fazer, porque não é justo. Agora eu não entendi o porquê de eles não aceitarem outro espaço. A música é muito importante para as crianças”, disse.

Dedicação interrompida – Já são três anos dedicados às aulas de violoncelo no projeto. Maria Luiza Ferreira de Souza, de 16 anos, gostou tanto que decidiu seguir carreira de musicista. Mas está decepcionada com o encerramento das aulas em Mococa. “Fiquei sim muito triste e todo mundo lamentando”, afirmou.

Lucas Antonio Barbosa, de 11 anos, não gostou nada da ideia de interromper as aulas de percussão. “É como se eu perdesse algum amigo meu praticamente”, afirmou o estudante de música.

A família dele também está inconformada. “Isso está tirando o sonho de uma criança, aliás, não só dele, como outras 67 que estão aqui para aprender”, falou o tio do Lucas, Antônio Celso de Souza.

Falta de verba – Sobre a questão do espaço cedido pela igreja, a prefeitura informou que os organizadores do Projeto Guri alegaram que apenas um novo espaço não é suficiente pra continuar o projeto porque o maior problema é falta de dinheiro.

A prefeitura informou ainda que já encaminhou um ofício para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo pedindo que a decisão de fechamento do projeto em Mococa seja reconsiderada”.

 

 

 

(Foto: EPTV/reprodução/divulgação)

 

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

 

Fonte e autoria da notícia: G1 São Carlos e Araraquara

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
dengue1 classificados2 institucional caminhada da vida
CLASSIFICADOS
DINHEIRO
HUMOR
BLOG