obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 19/11 |
NOTÍCIAS
 
Vacinação contra febre amarela segue em Mococa
Cidade - 10/02/2017

A vacinação contra a febre amarela segue nas unidades de saúde de Mococa, das 8h00 às 16h00 (Centro de Saúde “Dr. José Paione”; o PPA; as unidades básicas de saúde nos bairros Francisco Garófalo, Mocoquinha, Vila Santa Rosa, “Nenê Pereira Lima”, Santa Clara, Cohab II, Vila Lambari; e nos distritos de Igaraí e São Benedito das Areias).

Como a oferta da vacina é menor que a procura por imunização, recomenda-se paciência na hora de procurar a injeção que previne contra a febre amarela nos postos de vacinação de Mococa, já que o atendimento é controlado por distribuição de senhas.

Classificada como área de risco pelo Ministério da Saúde, estima-se que em Mococa, até sábado, 28, cerca de 5.000 pessoas já tinham sido vacinadas contra a febre amarela, única maneira de se proteger da doença que já matou 60 pessoas no País, sendo 3 no Estado de São Paulo e 53 no Estado de Minas Gerais, segundo dados do Ministério da Saúde (atualizados até às 13h00, dia 3/2/2016; óbitos confirmados).

Em uma rede social, a Prefeitura de Mococa informou nesta segunda-feira, 30, que no sábado, 28, “cerca de 3.100 pessoas receberam a dose da vacina contra a Febre Amarela (sic).”

Mutirão de vacinação deixa de imunizar centenas de mocoquenses no sábado – No sábado, 28, quando todas as unidades de saúde em Mococa estiveram abertas para intensificar a vacinação contra a febre amarela, estima-se que centenas de mocoquenses deixaram de ser vacinados, uma vez que a maioria dos postos de vacinação teve esgotada rapidamente a sua capacidade de vacinação e encerrou o atendimento antes do horário previsto, que era às 17h00.

O casal Antonio e Jussara, que deixou para tomar a vacina à tarde, foi surpreendido com a situação e informou à reportagem do mococa24horas.com.br que encontrou os postos do Centro de Saúde “Dr. José Paione” (foto) e PPA fechados, às 15h00, estampando o seguinte aviso: “Esgotaram as senhas e capacidade de vacinação hoje (28-01-2017) Por favor procurar a unidade durante a semana das 7:00 as 12:00 hs (sic)” (foto; Galeria de Fotos); “Agora terei que perder dia de serviço para poder ser vacinado; e contar com a sorte, pois nesta cidade tudo está no improviso”, lamentou Antonio.

Procura intensa em todos os postos de vacinação; tempo médio de 3 horas nas filas; unidade de vacinação sendo fechada antes do horário programado, por ter esgotado sua capacidade de vacinação; e centenas de mocoquenses sem tomar a vacina marcaram o primeiro mutirão de vacinação contra a febre amarela em Mococa.

Os sintomas da febre amarela – “Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito”, informa o Ministério da Saúde.

Às pessoas que identifiquem alguns destes sinais, o Ministério da Saúde recomenda procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Essa orientação é importante, principalmente, àqueles que realizaram atividades em áreas rurais, silvestres ou de mata como pescaria, acampamentos, passeios ecológicos, visitação em rios, cachoeiras ou mesmo durante atividade de trabalho em ambientes silvestres.

Serviço - Para saber o posto de saúde mais próximo de sua residência ou outras informações: (19) 3666-5200; 3656-0444; 3656-0590.

 

Leia também:

 

http://mococa24horas.com.br/noticias/det/3010/vacinacao-contra-febre-amarela-em-mococa

 

 

http://mococa24horas.com.br/noticias/det/3012/cresce-procura-por-vacina-da-febre-amarela-em-mococa

 

 

http://mococa24horas.com.br/noticias/det/2962/febre-amarela:-ministerio-da-saude-recomenda-vacinacao-em-mococa-e-regiao

 

(Foto: reprodução)

 

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
foto5.jpg
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
institucional classificados2 caminhada da vida dengue1
CLASSIFICADOS
DINHEIRO
HUMOR
BLOG