obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 22/05 |
NOTÍCIAS
 
Como se proteger de cosméticos que irritam a pele
Geral - 22/03/2017

Diariamente, usamos uma série de produtos cosméticos e de higiene pessoal. Estima-se que uma mulher use, em média, mais de 20 produtos cosméticos e de higiene pessoal por dia. "Isso pode ser ótimo para a saúde da pele, desde que esses produtos não desenvolvam alergias. Infelizmente muitos cosméticos no mercado ainda são formulados com alergênicos, conservantes como parabenos e ativos tóxicos", explica Márcio Accordi, biólogo especialista em cosmetologia e diretor da Biozenthi Laboratórios Cosméticos.

De acordo com o especialista, esses cosméticos podem causar muitas alergias na pele. "Podem aparecer desde os pruridos (coceiras), eritemas (vermelhidões), escamações, até perdas de cabelo, inchaço nos olhos e doenças mais sérias como o desencadeamento para o câncer", argumenta o biólogo. Esses processos alérgicos são causados por ingredientes existentes nas formulações. "Os principais causadores de alergia estão nas fragrâncias, ou seja, cheirinho que é colocado nestes produtos e também nos conservantes para dar uma validade ao produto. Quanto maior o cheiro no produto, maior o potencial de alergia que este produto pode causar", explica.

Além dos alergênicos das fragrâncias, existem outros ingredientes como alguns conservantes. "Nos conservantes podemos citar alguns tipos de parabenos, estes concorrem com o estrogênio, hormônio feminino e estudos indicam que o uso habitual destes conservantes potencializam o desenvolvimento de câncer", alerta.

Batons - Os pigmentos são ingredientes utilizados para fabricação de maquiagem e tem risco de alta concentração de chumbo. "O chumbo não está sozinho, ainda há o alumínio, cádmio etc... Isto piora mais a situação ainda quando possui uma carga grande em batons. Mulheres que usam batom com frequência ao longo de uma vida podem literalmente "comer" até dois quilos de batons. O problema maior destes metais é que eles ficam acumulados no organismo, causando diversos problemas depois", conta.

Desodorantes - Nesses produtos, explica Márcio, existem dois problemas: um é com relação aos derivados de alumínio que são utilizados para dar um toque seco nas axilas ou nos pés e diminuir a transpiração; e o outro é que alguns desodorantes possuem alta carga de fragrâncias para mascarar o odor. "Alguns estudos sugerem que o alumínio pode estar vinculado ao aparecimento do câncer; já as fragrâncias podem potencializar o surgimento da dermatite de contato", afirma. "Além disso, o triclosan, outro ingrediente comum em desodorantes, está banido de alguns países, por estar ligado ao câncer, alergias e outras toxicidades", acrescenta.

Procedimentos capilares - Nas colorações capilares, alisamentos e escovas progressivas existem riscos muito grandes de "alergias" até queimaduras e o desenvolvimento de alopecia, queda capilar, comenta o especialista.

Celíacos - Pessoas que são intolerantes e alérgicas ao glúten devem evitar uso de cosméticos com essas substâncias. "Elas podem desenvolver a dermatite herpetiforme, conhecida como DH. Os sintomas na pele aparecem como eritemas e pruridos, por exemplo."

Biozenthi contra alergias - Todos os produtos da marca trazem ingredientes vegetais, orgânicos, sem parabenos, ingredientes animais e glúten. Os cosméticos passam por pesquisas antes de serem adquiridos e na formulação são testados e avaliados para causarem o mínimo de alergia possível. "Este trabalho de pesquisa constante é exaustivo e difícil, porém prazeroso quando vejo pessoas altamente sensíveis a produtos cosméticos, utilizando nossos produtos e avaliando os excelentes resultados", explica Márcio.

Como se proteger dos cosméticos que causam alergias e irritações - Algumas dicas do especialista:

- Quanto mais forte e mais cheiro contém o produto, maior as chances de desenvolver alergias;

- Não utilize maquiagens e cosméticos de adultos em crianças;

- Verifique sempre no rótulo dos produtos se o produto e a empresa estão cadastrados na ANVISA e se está destacado o número do processo;

- Quando estiver de batom, sempre que possível retire antes das refeições;

- Ao utilizar um produto novo e sentir alguma reação alérgica, suspenda o produto por sete dias, se os sintomas não resolverem procure um dermatologista;

- Se tiver muitos casos de alergia, procure fazer um teste de alergias com um especialista e então ficar atento aos rótulos dos produtos.

 

 

(Foto: reprodução/Internet)

 

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte: www.mococa24horas.com.br e autoria: Holding Comunicações

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
institucional classificados2
CLASSIFICADOS
DINHEIRO
HUMOR
BLOG