obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 22/10 |
NOTÍCIAS
 
Domingo de Ramos marca início da Semana Santa
Região - 10/04/2017

A Semana Semana começa neste domingo, 9, o Domingo de Ramos, quando as igrejas católicas de todo o mundo celebram missas lembrando e festejando a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, antes de sofrer a paixão, morte e ressurreição. A programação de missas nas igrejas e comunidades em Mococa e de toda a região seguirá até o próximo domingo, 16, o Domingo de Páscoa, quando é comemorada a ressurreição de Jesus Cristo.

A mensagem do bispo Dom Antonio Emidio Vilar - Por ocasião da Campanha da Fraternidade 2017, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação”, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, que começou no mês passado, o bispo diocesano Dom Antonio Emidio Vilar (foto), divulgou mensagem sobre a Campanha e salientou a importância da participação de todos na Coleta Nacional da Solidariedade que acontece neste domingo, 9, Domingo de Ramos, em todas as paróquias e comunidades da região e do País. A Coleta Nacional da Solidariedade é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade, onde todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade. 

Confira a mensagem do bispo:

As práticas quaresmais da oração, do jejum e da caridade são os meios com os quais o cristão fortalece sua vida de fé, esperança e caridade. No Brasil, a Campanha da Fraternidade se propõe como meio de intensificar estas práticas, sobretudo a esmola como gesto concreto de solidariedade e partilha.

A cada ano se propõe uma prioridade diante de tantos desafios para a sociedade, uma urgência para nossa vida cristã.

(...)

Com o objetivo de ajudar às famílias, comunidades e pessoas de boa vontade a vivenciarem a iniciativa, o texto-base da Campanha da Fraternidade aponta uma série de atividades que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha. Além disso, ele também propõe ações de caráter geral, que indicam a necessidade da conversão pessoal e social, dos cristãos e não cristãos, para cultivar e cuidar da criação.

Como exemplos dessas ações, estão o aprofundamento de estudos, debates, seminários e celebrações nas escolas públicas e privadas sobre a temática abordada pela CF.

O fortalecimento das redes e articulações, em todos os níveis, também é proposto com o objetivo de suscitar uma nova consciência e novas práticas na defesa dos ambientes essenciais à vida. Além disso, o subsídio chama atenção para a necessidade de a população defender o desmatamento zero para todos os biomas e sua composição florestal. 

Já no campo político, o texto-base da CF incentiva a criação de um Projeto de Lei que impeça o uso de agrotóxicos. O livro também indica que combater a corrupção é um modo especial para se evitar processos licitatórios fraudulentos, especialmente, em relação às enchentes e secas que acabam sendo mecanismos de exploração e desvio de recursos públicos.

Tendo em vista as formas de ‘agir’ propostas no texto-base da CF 2017, a CNBB destaca que cada comunidade, a partir do bioma em que vive e em relação com os povos originários desses biomas, faça o discernimento de quais ações são possíveis, e entre elas quais são as mais importantes e de impacto mais positivo e duradouro. 

Enfim, um gesto concreto e especial é a coleta do domingo de Ramos. Os frutos das práticas quaresmais se tornam gesto concreto de partilha e solidariedade do Fundo Diocesano de Solidariedade da diocese. Esta contribuição se dirigirá para a realização de projetos comunitários que respondam às finalidades da Campanha da Fraternidade.

Que todos tenham na Quaresma um tempo favorável, de graças e bênçãos”.

Sobre a Semana Santa – “A Semana Santa é o período em que o Cristianismo celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Começa no Domingo de Ramos, logo após o final da Quaresma, e termina no Domingo de Páscoa.  Durante a Semana Santa, a comunidade católica reúne-se em celebrações diárias para relembrar o sofrimento de Jesus e o sacrifício que ele fez para libertar a Humanidade da morte e do pecado. Segundo as tradições bíblicas, Jesus realizou muitos feitos importantes durante a semana que antecedeu sua morte, como a segunda purificação do Templo de Jerusalém e o Discurso das Oliveiras, em que falou sobre o fim dos tempos e sobre sua segunda vinda. Também durante a Semana Santa ele fez a última ceia com seus apóstolos, dividindo com eles o pão e o vinho e instituindo o sacramento da Santa Comunhão.

As Celebrações da Semana Santa são:

- Domingo de Ramos: entrada de Cristo na cidade de Jerusalém, quando foi recebido como um rei pelo povo que poucos dias depois clamaria pela sua crucificação.

- Segunda-Feira Santa: relembra a purificação do Templo e a prisão de Jesus.

- Terça-Feira Santa: dia de penitência e cumprimento de promessas. São relembradas algumas das parábolas contadas por Jesus.

- Quarta-Feira Santa: realiza-se a Procissão do Encontro entre a imagem de Nosso Senhor dos Passos e a de Nossa Senhora das Dores.

- Quinta-Feira Santa: o bispo local abençoa os óleos que serão usados no decorrer do ano para Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. A noite é de vigília, pois corresponde à noite em que Cristo foi traído e preso. São retirados todos os ornamentos das igrejas e todas as imagens são cobertas.

- Sexta-Feira Santa: celebra-se a crucificação e morte de Jesus com a cerimônia de Adoração da Cruz. Dia de abstinência, em que os fiéis devem jejuar até o meio-dia, não podem comer carne vermelha nem realizar atividades ligadas ao prazer. À noite, acontece a Procissão do Enterro.

- Sábado de Aleluia: dia em que os fiéis aguardam a ressurreição de seu Mestre. Nas igrejas, é realizada a Vigília Pascal, uma das celebrações mais longas do catolicismo.

Domingo de Páscoa: celebra a Ressurreição de Cristo. É a comemoração mais importante do Cristianismo, pois representa a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado”.

 

 

 

 

(Fotos: divulgação)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
classificados2 institucional
CLASSIFICADOS
DINHEIRO
HUMOR
BLOG