obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 23/08 |
NOTÍCIAS
 
Vagão de trem para Bueno de Andrada
Região - 07/08/2017

Araraquara - Do Correspondente

Membros da CEE Parque dos Trilhos, Elias Chediek, vereador e presidente da Comissão Especial de Estudos, e Théo Bratfisch, presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, propõem que o distrito de Bueno de Andrada seja contemplado com um vagão de carga para exposição cenográfica junto à plataforma da estação ferroviária datada de 1898 que foi utilizada para escoamento de café produzido por Antônio Joaquim de Carvalho em sua fazenda localizada no distrito rural (foto). O vagão deverá ser utilizado em parceria com a ABATur. O DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes será consultado.

Recentemente, a CEE Parque dos Trilhos da Câmara Municipal de Araraquara, para estudos de propostas de projetos para ocupação da orla ferroviária em área central no perímetro urbano de Araraquara, através da Comissão Especial de Estudos para Memória Ferroviária e Preservação do Patrimônio Histórico, fez levantamento das condições de duas locomotivas e um carro vagão da Cia. Paulista, mais o carro de passageiros de primeira classe construído pela EFA – Estrada de Ferro de Araraquara, no período de 1964 a 1970, por manifesto do historiador Rogério Tampellini.

A inventariação do patrimônio ferroviário sucateado tem por objetivo efetuar orçamento para sua recuperação, através da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

O Plano Diretor para ocupação da orla ferroviária existe desde 2005 com o propósito de apresentar propostas de projetos, como traçados viários e ocupação de espaços, que inclui as novas linhas férreas em operação para desvio de trens de carga do perímetro urbano. Prevê a construção das oficinas ferroviárias em Tutoia próximo ao Parque Pinheirinho. Existem propostas de projetos para implantação do Trem Turístico entre as estações ferroviárias de Araraquara e de Bueno de Andrada com escala de parada no Pinheirinho e futuramente o transporte de passageiros sobre trilhos para interligar os bairros em área urbana, utilizando-se as linhas férreas existentes a serem preservadas.

Nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 14h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara, acontece a reunião dos membros da Comissão Especial de Estudos para Preservação da Memória Ferroviária e do Patrimônio Histórico, para providências de medidas protetivas ao patrimônio municipal, a quem possa interessar participar.

Remoção dos trilhos - Interromper a circulação de trens de carga em perímetro urbano na área central não significa ‘remover os trilhos’. Existem propostas de projetos para revitalização da orla ferroviária, que precisam ser esclarecidas para a população de maneira responsável, enfatiza o presidente da ABATur de Bueno de Andrada, que comunicou formalmente o descaso ao Ministério Público Federal. Há 17 anos, a CEE Parque dos Trilhos da Câmara Municipal de Araraquara possui representatividade consultiva de diversos setores da sociedade civil, entidades, instituições e órgãos públicos.

 

 

(Foto: divulgação)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
classificados2 institucional
CLASSIFICADOS
DINHEIRO
HUMOR
BLOG