obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 15/10 |
NOTÍCIAS
 
Aproveite o feriadão de carnaval em Mococa
Cidade - 12/02/2015

Perto de São Paulo, a 266 km, Mococa neste Carnaval  tem muitos atrativos a oferecer para quem quer curtir um feriadão prolongado ou apenas está interessado em fazer turismo por um dia sentindo cheiro de mato e relaxando na roça.

A cidade faz parte do Consórcio Regional de Turismo do Nordeste Paulista/ Circuito Paulista Café com Leite, da Secretaria de Turismo do Estado, e também é ponto de partida de peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida nos moldes do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé (foto; Galeria de Fotos).

Conhecida por suas fazendas do fim do século 19, cinco delas merecem visita, Fazenda Ambiental Fortaleza, Fazendas Prata, Nova e Buracão, Pousada “Serra da Coruja” (foto) ou, então, descobrir os encantos da Cachoeira do Itambé ou enfrentar os desafios do Caminho da Fé.

Lua cheia é sinal de cavalgada - Na Fazenda Nova (foto; Galeria de Fotos), instalada em área remanescente de Mata Atlântica de transição para o Cerrado, é possível ver mais de cem espécies de aves e pequenos animais silvestres, como quatis, tatus e veados. As trilhas dentro da fazenda são um estímulo a um passeio a pé ou a cavalo. E falando em cavalo, é especializada em cavalgada e aulas de equitação, de salto, adestramento e CCE (níveis intermediário e avançado). Os hóspedes podem participar da rotina da fazenda, alimentando cavalos, escovando-os ou ajudando na doma, sempre com monitoramento. Possui 7 apartamentos mobiliados com móveis de época, piscina de hidroginástica, biblioteca com mais de 3.000 títulos e os cachorros da família são bem-vindos.

Jeito de casa da vovó - Já na Fazenda Prata (foto; Galeria de Fotos), são 2 casas bem gostosas, com 6 quartos cada uma, com sala para os papos, cozinha para o brigadeiro noturno, acomodando em alguns quartos até 8 acampantes. Tem tulha antiga, o paiol tem uma parede de escalada e um escorregador, brinquedão com tirolesa e uma cama elástica. O porão, antiga sala de máquinas da tulha, é a sala de jogos. Tem teatro que funciona no salão da Prata, construído em 1962, para que as famílias viessem assistir televisão, o refeitório é na antiga escola da fazenda. Tem curral, pomar, piscina de água natural, açude para as temporadas de verão, matas para trilhas, plantações (café, cana, milho, feijão) e horta.

Surpreenda-se na Serra da Coruja – Entre Mococa e o Distrito de Igaraí, a Pousada “Serra da Coruja” (foto) nasceu da restauração da sede de uma antiga fazenda, quase em ruínas, é um lugar para relaxar da correria das grandes cidades.

“Aproveitando as instalações da Fazenda, as cocheiras feitas em alvenaria, a antiga fábrica de queijos e até mesmo o galinheiro, foram transformados em aconchegantes e charmosas suítes, num ambiente alegre e descontraído, integrando o conforto e a comodidade dos centros urbanos à vida no campo (wi-fi, sala de televisão, snooker, mesa de carteado e miniacademia). Aqui, o hóspede se conecta com a natureza ao abrir a janela de sua suíte. Nela, poderá relaxar em ótimos colchões, lençóis de 400 fios, edredons de puro algodão, travesseiros macios, além de uma excelente ducha. A boa mesa, os passeios e viagens a cavalo, trilhas para trecking e bike, massagens relaxantes e uma boa pescaria, são algumas de nossas opções de lazer. O encontro com os tucanos, siriemas, canarinhos e periquitos é rotineiro. Ao fim do dia, em silêncio, pode ser avistada a Suindara (coruja branca) que vive na palmeira do quintal, inspiração ao nome da pousada. O café da manhã é servido na varanda onde se pode degustar os deliciosos queijos, iogurtes, doces e pães feitos em casa”, informa o proprietário.

Pôr do sol impressionante – A hospitalidade e a cultura da região café com leite são a marca da Fazenda Buracão (foto; Galeria de Fotos), cujo nome é inspirado em uma grande falha geológica existente em área de preservação ambiental onde nasce o córrego Fundo, afluente do rio Pardo, e que pode ser visitado por trilhas a pé, a cavalo ou de barco. As atividades agropecuárias desenvolvidas na Fazenda podem ser acompanhadas, o que possibilita viver o dia a dia rural e desfrutar o lazer caboclo. A dica é curtir o pôr do sol, pois a vista é impressionante.

Queda de água deslumbrante – Pertencente à Mococa e Cássia dos Coqueiros, a Cachoeira do Itambé (foto; Galeria de Fotos) é um convite à aventura. Incrustada em um vale com fauna e flora diversificadas, a cachoeira tem 84 metros de altura, e para quem quiser testar a adrenalina, no seu pé tem trilha com um declive acentuado e apenas cordas servem de corrimão.

Sustentabilidade a toda prova - Referência em produção de cafés orgânicos e de alta qualidade no País, a Fazenda Ambiental Fortaleza (foto; Galeria de Fotos), criada em 1850, está sob a direção da terceira geração de seus fundadores. O local segue todos os princípios da sustentabilidade ecológica socioeconômica e uma visita revela que o ser humano e a natureza, podem, sim, viver em plena harmonia.

Ponto de partida para o Caminho da Fé - Mococa é ponto de partida para quem deseja fazer peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida nos moldes do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Trata-se do Caminho da Fé (foto; Galeria de Fotos), criado pela Associação Amigos do Caminho da Fé em 2003 e que é sediada em Águas da Prata. Atualmente, são cinco pontos de partida (Mococa, São Carlos, Cravinhos, Divinolândia e Cravinhos), todos com destino ao Santuário de Aparecida. Percorrendo 497 km, dos quais 300 km atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfaltos, o peregrino, além de ter contato com o verde exuberante da região, experimenta uma sensação de superação e aventura.

De acordo com os idealizadores, o Caminho da Fé “é inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, Espanha, foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida”. Reproduzindo a experiência do Caminho de Santiago de Compostela, o peregrino leva consigo uma credencial desde o início de sua rota, documento que ele deve carimbar em pousadas ao longo do trajeto para ter direito a um certificado de conclusão ao fim da viagem.

O Caminho da Fé a partir de Mococa existe há 6 anos e começa no Plaza Hotel, onde o peregrino adquire a credencial e segue o trajeto em busca de autoconhecimento e superação até chegar a Aparecida. Até hoje mais de 1.000 peregrinos já fizeram este trajeto com partida em Mococa, a pé ou de bicicleta, e  de acordo com especialistas consultados pelo mococa24horas, uma pessoa a pé e em boas condições físicas gasta 18 dias para percorrer este trajeto de Mococa a Aparecida, já de bicicleta leva de 5 a 8 dias.

O Caminho da Fé faz parte do “Rotas de São Paulo”, um projeto da Secretaria de Turismo do Estado que tem como objetivo divulgar o melhor do turismo do Estado de São Paulo.

Mais dicas – Além destas atrações, e se tiver fôlego, é preciso visitar a Praça da Matriz, com seu conjunto arquitetônico de casarões do fim do século 19, a Igreja do Rosário e o Cine Mococa, com uma arquitetura que remonta os anos 1950.

Serviço – Fazenda Ambiental Fortaleza (19) 3695-4500; Fazenda Nova, tels.: (19) 3656-0109/3634; Fazenda Prata, tel. (11) 3081-4192/3079-7646; Fazenda Buracão, tel. (19) 3656-1313; Pousada “Serra da Coruja” (19) 3656-1611; Cachoeira do Itambé, tel. (16) 3669-1592; Plaza Hotel, tel. (19) 3656-0103.

Para saber como chegar a Mococa, acesse o seguinte endereço eletrônico:

www.saopaulo.tur.br/comochegar/index.asp?mp=31116&z=9&c=MOCOCA

 

(Fotos: Sebastião Brandt Cardoso, 1º lugar no I Concurso de Fotografias do Caminho da Fé – divulgação; Pousada “Serra da Coruja”/Fazenda Prata/ Fazenda Nova/Circuito Café com Leite/Amitur/Fazenda Ambiental Fortaleza – divulgação)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
0a5d82c85a63229efd33a27c511d2e91fe.jpg
bd7c521e11359dc3de60fc46a1c1be49prata.jpg
70db91f9824f7cf70dd9d69e70d4d63cita.jpg
addf021310b65f7ff2890dcd0fa78483forta.jpg
424c3635dce7ace50228c778a47ddec2nova.jpg
53a990e1dccefccabb5c5a6d4f971ca5buracao.jpg
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG