Os halterofilistas mocoquenses Silvia Pereira e Antônio Pereira Filho (fotos) competiram neste sábado, 11, em Catanduva, na 17ª Copa Catanduva “João Crippa” - Supino Raw, Supino e Levantamento Terra - e no 1º Campeonato Paulista de Mas-Wrestling. As competições foram realizadas pela Federação Paulista de Levantamentos Básicos do Interior; e por Vilmar Oliveira, representante da International Mas-Wrestling Federation no Brasil, respectivamente.
A competição de Mas-Wrestling reuniu mais de 30 atletas em Catanduva, foi o primeiro campeonato da modalidade esportiva no Estado de São Paulo e teve apoio da International Mas-Wrestling Federation, a IMWF.
“Toninho” Pereira ficou com o vice-campeonato paulista das competições de Supino e de Mas-Wrestling (foto; Galeria de Fotos), já que uma lesão o impediu de disputar as finais.
Já Silvia Pereira, esposa de “Toninho”, se sagrou campeã da 17ª Copa Catanduva “João Crippa” - Supino Raw, Supino e Levantamento Terra -; e ficou em 3º lugar na primeira competição paulista de Mas-Wrestling.
O que é Mas-Wrestling? - “Esporte nacional na Iakútia, república federativa da Rússia, o Mas-Wrestling tem regras bastante simples: dois atletas sentados de frente um para o outro tentam puxar um bastão de madeira e fazer o oponente passar para o seu lado (fotos; Galeria de Fotos). Seus pés apoiam-se contra uma placa especial. Se um atleta toca a placa com as mãos, perde a luta. Os atletas podem deslocar os pés na placa e ajudar-se com o corpo e com as mãos. O bastão de madeira pode ser girado verticalmente ou horizontalmente, mas o ângulo não deve exceder 90 graus.
Assim que soar o apito do árbitro, a luta começa. Já na fase de preparação, os adversários puxam o bastão de madeira com o máximo esforço com as mãos. O primeiro segundo é muito importante pois é possível deslocar o adversário com um movimento brusco, assegurando a vitória. Com duas derrotas, o participante é eliminado do torneio.
Não se sabe a data exata do aparecimento do Mas-Wrestling, mas algumas fontes dão conta de que foi no século 18”, informa Dária Kalíkina, da Gazeta Russa.
Apoio - Os atletas mocoquenses tiveram apoio do Derla/Mococa para participar da competição realizada em Catanduva.
(Fotos: divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br