obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 15/10 |
NOTÍCIAS
 
IF Sul de Minas participa de Fórum Mundial, no Recife
Sul de Minas - 30/05/2015

O III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica reuniu, durante quatro dias, mais de 20 mil pessoas no Centro de Convenções de Pernambuco. O encerramento da intensa programação de atividades foi nesta sexta-feira, 29. O evento contou com a participação do Instituto Federal do Sul de Minas, o IF Sul de Minas, levando para Recife atividades técnico-científicas e culturais, lançamento de livro, exposição de artesanato, e também participação da Mostra de Inovação, promovida pelo Ministério da Educação.

Desde terça-feira, 26, dia da abertura oficial, que contou com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, uma comitiva de 30 pessoas do IF Sul de Minas participa do Fórum Mundial (foto; Galeria de Fotos). As atividades culturais levadas a Pernambuco ficaram sob a responsabilidade de dois câmpus.

Participação no IF Sul de Minas do Fórum Mundial - Por iniciativa do professor Márcio Luiz Bess, o Instituto exibiu o resultado de três trabalhos realizados junto aos alunos do curso Técnico em Informática Integrado do Câmpus Poços de Caldas. Na quarta-feira, 27, na Mostra de Audiovisual, foi exibido o filme “A mala”. Já os trabalhos resultantes das ações “Arte de Caderno” e “Oficina de Pintura sobre Tela” ficaram em exposição durante três dias. “É um grande orgulho trazer os trabalhos para o Fórum Mundial, porque a gente priorizava mais o estado de Minas Gerais, e agora estamos levando para um nível nacional. É muito bom ver o crescimento desse projeto”, comentou a aluna Yasmim Alves de Deus. “Foi uma experiência fantástica viajar com três projetos e trazer essas iniciativas que tiveram muito sucesso quando foram realizadas”, completou o professor.

Também na quarta-feira, 27, à tarde, os professores do Câmpus Muzambinho Arionaldo de Sá Júnior, Carlos Alexandre Molina, Gustavo José da Silva e Renato Brasil Mazzeu agitaram o Pavilhão do Centro de Convenções com um eletrizante show de rock. Os docentes, que formam a banda “Professores no Rock”, levaram o repertório de músicas dos anos 80 e 90 para o público do evento.

Tecnologia e troca de experiências - A tecnologia desenvolvida por meio da parceria entre o Câmpus Machado e a empresa Carmomaq, com recursos do CNPq, foi apresentada na Mostra de Inovação Tecnológica. O professor Leandro Carlos Paiva explicou como desenvolveu um torrador de café capaz de chegar aos parâmetros ideais de tempo e temperatura que deixam os grãos em ponto adequado para a preparação da bebida. Por meio de um vídeo com imagens do torrador em funcionamento e do software que controla o processo, ele explicou aos visitantes do espaço de que maneira essa tecnologia aprimora o processo de beneficiamento do café.

O reitor Marcelo Bregagnoli também participou, levando para o Fórum Mundial o debate “Inovação na Educação Profissional e Tecnológica por meio das Olimpíadas Científicas”, que contou com a participação do Senai de Pernambuco e lotou a sala Joaboatão dos Guararapes. Já as professoras Viviane Stefani e Emanuela Silva, de Poços de Caldas, levaram o relato de experiência com língua portuguesa, no qual foram adotadas ações de humanização e inovação no ensino.

Docente do Câmpus Inconfidentes, Edu Max apresentou seu relato de experiência sobre as práticas sustentáveis aplicadas no setor de Bovinocultura de Leite. Elogiado, o trabalho despertou bastante interesse dos estudantes da área que acompanharam a apresentação. Também de Inconfidentes, o professor Claudino Ortigara participou da Feira do Livro, com o lançamento de “Políticas para a Educação Profissional no Brasil: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a educação integral”, publicado pelo IF Sul de Minas, via edital das pró-reitorias de Extensão e Pesquisa. A obra destaca o posicionamento das diferentes forças político-sociais nas reformas para a educação profissional e revela como a criação dos Institutos Federais, em 2008, deu novos parâmetros para a educação profissional.

Artesanato regional - Para a Feira de Economia Solidária, o IF Sul de Minas levou as representantes do grupo Mulheres Organizadas Buscando Independência (MOBI), da cidade de Poço Fundo. Vânia Lúcia Pereira Silva e Carla Aparecida da Costa puderam expor o artesanato feito com o subproduto do café como bandejas, vasos, toalhas e artigos de decoração. Os objetos despertaram curiosidade e tiveram bastante procura, assim como os produtos (café, doce de leite e iogurte) das cooperativas escolas do IF Sul de Minas, que ficaram em exposição no estande institucional.

Alunos e servidores participaram ainda da Mostra de Pôsteres, com a apresentação de trabalhos de pesquisa realizados no Câmpus Inconfidentes.

O III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi realizado sob a organização do Instituto Federal de Pernambuco, com o aporte financeiro do Ministério da Educação. O IF Sul de Minas foi uma das instituições que integrou o comitê organizador. Para o chefe de Gabinete da Reitoria, Joarle Magalhães Soares, que representou a instituição, a participação foi fundamental para levar um pouco do que é desenvolvido por alunos e servidores. “Apesar de estarmos geograficamente distantes de Recife, foi muito positiva nossa participação, porque pudemos interagir com pessoas e instituições de todo o país e colocar as ações do IF Sul de Minas dentro da pauta nacional de discussões relativas à educação profissional e tecnológica”, avaliou.

 

 

(Texto e fotos: Ascom/IF Sul de Minas/Fórum Mundial)

 

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
2.jpg
1.jpg
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG