Os jovens mocoquenses nascidos no ano de 1997 têm até terça-feira, 30, para se alistar e servir ao Exército, Marinha ou Aeronáutica. O alistamento militar é obrigatório.
Segundo nota do Ministério da Defesa, "Quem não se apresentar até essa data terá que pagar multa. Quem nasceu antes de 1997 e não se apresentou no ano passado também deverá comparecer às juntas de serviço militar e pagar multa de R$ 1,38 por ano de atraso. Os homens com mais de 18 anos em falta com o serviço militar não conseguem ingressar em universidades, não podem ter a carteira de trabalho assinada e são impedidos de tirar documentos".
A reportagem do mococa24horas.com.br apurou junto à Junta do Serviço Militar de Mococa, que, até sexta-feira, 26, cerca de 400 jovens já tinham se alistado, e o órgão pede para que os jovens da classe de 1997 procurem o órgão o mais breve possível e se alistem.
Documentos necessários - Para se alistar, é preciso apresentar uma foto 3x4 recente, além dos originais dos seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte, por exemplo)
- Certidão de Nascimento (ou Casamento, se for o caso)
- CPF
- Comprovante de residência
Caso o jovem possua algum tipo de deficiência física ou problema de saúde, também é necessário apresentar documentos (laudos médicos, atestados, etc) que comprovem tal situação.
Após o alistamento, o jovem será convocado para o processo de seleção, onde poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar ou liberado da obrigação, recebendo o Certificado de Reservista (ou de dispensa).
Serviço - A Junta de Serviço Militar em Mococa fica na R. Dr. Muniz Barreto, 54 (ao lado da Casa de Cultura “Rogério Cardoso”; em frente do Banco do Brasil) e funciona das 7h00 às 13h00, de segunda a sexta-feira.
(Foto ilustrativa: reprodução)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br