O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira, 31, a prorrogação da vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil, até o dia 10 de setembro. Contudo, a Secretaria de Estado da Saúde está informando que a prorrogação da vacinação vai até o dia 9 no Estado de São Paulo.
Assim, pais e responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos poderão fazer em qualquer uma das unidades de saúde do município (Centro de Saúde “Dr. José Paione”, o PPA, as unidades básicas de saúde nos bairros Francisco Garófalo, Mocoquinha, Vila Santa Rosa, “Nenê Pereira Lima”, Santa Clara, Cohab II, Vila Lambari e nos distritos de Igaraí e São Benedito das Areias).
Além da dose contra a paralisia infantil, as crianças que forem levadas aos postos de saúde também poderão receber eventuais vacinas em atraso do calendário da rede pública. É fundamental levar a caderneta de vacinação.
A Secretaria de Estado da Saúde informa que na região de São João da Boa Vista, que abrange Mococa, São José do Rio Pardo e Casa Branca, que tem 42.212 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, foram aplicadas 35.638 doses (dados até 2/9/2015). A meta é vacinar 95% deste público-alvo.
Sobre a vacina – “A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia”, informa o Ministério da Saúde.
Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.
Serviço - Mais informações pelos tels.: (19) 3666-5200/3656-0444/3656/0590.
(Foto: divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br