obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 19/01 |
NOTÍCIAS
 
Presa quadrilha suspeita de roubar carro-forte entre Mococa e Cajuru
Polícia - 11/09/2015

A Secretaria da Segurança Pública do Estado está informando que foi presa nesta quinta-feira, 10, na região de Campinas, uma quadrilha suspeita de roubar um carro-forte, matar e libertar presidiários, na rodovia Abrão Assed, SP-338, trajeto Mococa-Cajuru, no mês passado:

“O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, parabenizou os policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) pela prisão de quatro integrantes de uma quadrilha que se preparava para atacar um carro forte, na região de Campinas, na tarde desta quinta-feira (10) (foto).

Os detidos são investigados em cinco ataques em cidades do interior de São Paulo e a uma base operacional de uma empresa de transporte de valores. Durante entrevista coletiva sobre a operação, na tarde desta sexta-feira (11), o secretário voltou a defender a importância de uma melhor fiscalização nas fronteiras do país e de mudanças na legislação.

“Eu quero parabenizar o Deic por esse brilhante trabalho”, enfatizou Moraes. “É importante a inteligência policial ser utilizada para realizar as prisões, mas também para antecipação, e essa operação demonstrou a junção dessas duas tarefas”, explicou.

O secretário comentou que a entrada de armamentos internacionais pelas fronteiras secas e marítimas dificulta o trabalho da polícia. “O armamento pesado continua, lamentavelmente e cada vez mais, entrando pelas nossas fronteiras”, disse.

Outra dificuldade, segundo Moraes, é a legislação, que para ele precisa ser alterada. O secretário falou que o sistema de progressão é “absolutamente falido”, não adiantando aumentar a pena dos delitos se o criminoso não vai cumprir até o final.

“Enquanto não houver seriedade para alterar a legislação, nós vamos sempre e reiteradamente ter as mesmas pessoas sendo presas pelos mesmos crimes”, ressaltou Moraes. “Enquanto nós não solucionarmos ou melhorarmos esses problemas a atuação sempre fica mais difícil”, completou.

A operação – Durante a ação, os policiais invadiram simultaneamente três locais da região – um pesqueiro, um haras e uma casa – no Jardim Nova Esperança, entre Valinhos e Vinhedo, que funcionavam como ponto de encontro dos criminosos.

Ao todo, quatro pessoas foram detidas, entre elas, um ex-sargento do Exército que liderava a quadrilha usando táticas militares nas interceptações dos blindados. O grupo é suspeito de participar de cinco ataques a carros fortes, inclusive do crime em Mococa, no mês passado.

O ex-militar levou os policiais até o local onde o armamento estava guardado, um compartimento no meio de um terreno. Foram apreendidos duas pistolas e cinco fuzis, um deles calibre “.50” antiaéreo, utilizado para destruir a blindagem dos veículos de transportes de valores.

“A apreensão desse armamento quebrou o poderio bélico dessa quadrilha, a gente acredita que vá diminuir muito a incidência desse tipo de crime no Estado”, ressaltou o delegado titular da Delegacia de Roubo a Banco do Deic, Fábio Pinheiro Lopes.

Além das armas, a polícia encontrou coletes balísticos, munições e um veículo GM Vectra com os vidros traseiros preparados para encaixar o fuzil antiaéreo .50. A tática do bando era ultrapassar o carro forte e, aproveitando a camuflagem com um adesivo, atirar no motor e nos vidros dianteiros do blindado.

A operação contou com a participação de 40 policiais da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos e da Divisão de Operações Especiais, que utilizou o GER e o Serviço Aerotático (SAT).

O secretário finalizou a coletiva dizendo que a atuação motivada e com inteligência da Polícia Civil está levando não só à prisão de grandes quadrilhas, mas também à diminuição dos índices de criminalidade”. 

 

Texto e fotos de Celina Oliveira, da Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

 

 

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
unnamed.jpg
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
institucional dengue1 classificados2
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG