obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 17/01 |
NOTÍCIAS
 
6 dicas para ter um coração saudável
Geral - 29/09/2015

Nesta terça-feira, 29, é comemorado o Dia Mundial do Coração e, aproveitando a data, a cardiologista Flavia Cunacia D’Eva, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, dá algumas dicas para um coração mais saudável.

“Não é somente na frente do espelho que você fica bem, seu coração também agradece se mantiver o peso adequado, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes e 'colesterol alto', além de aumentar a disposição para atividades diárias e melhorar a autoestima", afirma a especialista.

Aproximadamente 32% da população brasileira estão acima do peso e 8% são obesos. O IMC (Índice de Massa Corpórea) é um indicador reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. São consideradas acima do peso pessoas com IMC acima de 25, e obesos, acima de 30. Este coeficiente é calculado com a divisão da altura (em metros) pelo peso (em quilos) ao quadrado.

Outro ponto importante, segundo a cardiologista, é a predominância de gordura abdominal, que juntamente com o aumento dos níveis de ácido úrico, triglicerídeos, glicemia e pressão arterial acarretam maior chance de problemas cardíacos futuros.

A manutenção do coração saudável se faz com uma alimentação mais equilibrada em nutrientes; sem frituras e com menos alimentos industrializados; mais frutas e legumes e menos sal; e reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas e cessando o tabagismo.

"Se possível, pratique exercícios físicos todos os dias, em torno de 40 minutos. Pode ser caminhada, ciclismo, corrida, natação ou dança", afirma a médica. O sedentarismo representa um risco para a saúde. O estilo de vida ativo melhora a qualidade de vida e reduz a chance de doenças (não só do coração).

Mais exercício e menos gordura – Também é importante procurar um médico pelo menos uma vez ao ano e fazer exames de colesterol, glicemia e checar a pressão arterial. A hipertensão arterial, ou "pressão alta", é silenciosa e acomete pelo menos 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos de idade. As consequências são infarto, AVC ("derrame cerebral"), perda da função dos rins, entre outros problemas.

"Seja mais calmo, tenha lazer, desfrute da família e amigos, faça atividades que tenha prazer sempre que possível. Isso é fundamental para um coração tranquilo e amoroso", completa a especialista.

Veja as principais dicas da médica Flávia D'Eva para um coração saudável:

- Mantenha seu peso adequado

- Faça exercícios físicos, se possível, diariamente

- Não fume, reduza o consumo de álcool, se alimente de menos embutidos e enlatados

- Procure um médico pelo menos uma vez ao ano

- Tenha tempo para família e amigos

- Ame e seja amado

 

 

 

(Foto: reprodução)

 

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
institucional dengue1 classificados2
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG