obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 22/08 |
NOTÍCIAS
 
Reorganização pode atingir mais de 20 escolas em Mococa e região
Região - 13/10/2015

Com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, o Governo do Estado a partir do próximo ano modificará o funcionamento das escolas estaduais.

De acordo com informações da Secretaria da Educação do Estado, as escolas da rede estadual serão divididas por ciclos de ensino (Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais – e Ensino Médio). “Com a nova proposta, os alunos do Ensino Médio, por exemplo, passarão a estudar apenas com estudantes deste segmento. O mesmo vale para os alunos dos ensinos Infantil e Fundamental. A medida teve início com base em levantamento realizado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que apontou tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no Estado de São Paulo. Entre 1998 e 2015, a rede estadual de ensino perdeu 2 milhões de alunos. A redução de nascimentos e, assim, do número de crianças e jovens em idade escolar no Estado é o principal fator para a queda de matrículas, seguido pela municipalização do ensino fundamental”, informa em nota a Secretaria; “No geral, os estudantes serão deslocados dentro do mesmo bairro em que já estudam, num raio de aproximadamente 1,5 km”, completa.

A decisão do Governo do Estado, separando alunos dos ensinos médio e fundamental em locais diferentes, tem como objetivo aprimorar as ações pedagógicas para alunos da mesma idade e estudo da Secretaria da Educação aponta que escolas com ciclo único abrigam estudantes com rendimento 10% superior às unidades que misturam os dois tipos.

Em Mococa, quatro escolas oferecem dois ciclos de ensino (EE “Prof. João Cid Godoy”, EE “Oscar Villares”, EE “Profa. Zenaide Pereto Ribeiro Rocha” e EE “Barão de Monte Santo” [foto] ). Atualmente, duas escolas contam com ciclo único: EE “Profa. Hilda Silva” e EE “Profa. Nancy de Rezende Zamarian”.

Região – Na microrregião (São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Casa Branca e Mococa), cinco escolas em São José do Rio Pardo oferecem 2 ciclos (EE “João Gabriel Ribeiro”, EE “Dr. Cândido Rodrigues”, EE “Profa. Laudelina de Oliveira Pourrat”, EE “Stela Couvert Ribeiro” e EE “Euclides da Cunha”). Atualmente, três escolas contam com ciclo único: EE “Tarquinio Cobra Olyntho”, EE “Prof. Jorge Luiz Abichabki” e EE “Conjunto Habitacional Natal Merli”.

Em Casa Branca, duas escolas oferecem dois ciclos (EE “Francisco Eugênio de Lima” e EE “Francisco Thomaz de Carvalho”); sendo que hoje quatro contam com ciclo único: EE “Prof. Carlos Correa Mascaro”, EE “Dr. Rubião Junior”, EE “Prof. Acácio dos Santos Pelegrini” e EE “Prof. Vicente Paulo Zanchetta”.

Já em São João da Boa Vista, dez escolas contam com dois ciclos (EE “Anésia Martins Mattos”, EE “Monsenhor Antônio David”, EE “Cel. Cristiano Osório de Oliveira”, EE “Domingos Theodoro O. Azevedo”, EE “Francisco Dias Paschoal”, EE “Profa. Isaura Teixeira de Vasconcellos”, EE “Cel. Joaquim José”, EE “Padre Josué Silveira de Mattos”, EE “Dr. Teófilo de Andrade” e EE “Prof. Virgílio Marcondes de Castro”); sendo que atualmente uma conta com ciclo único: EE “José Nogueira de Barros”.

Entrevista – Sobre esta reorganização escolar da rede estadual de ensino, o mococa24horas.com.br fez a seguinte entrevista com a Diretoria de Ensino da Região de São João da Boa Vista, cuja jurisdição abrange Mococa, São José do Rio Pardo, Casa Branca e São João da Boa Vista, e outros 11 municípios:

Como será a reorganização das unidades e como acontecerá nos casos de escolas de tempo integral nos municípios de Mococa, Casa Branca, São José do Rio Pardo e São João da Boa Vista?


Diretoria de Ensino da Região de São João da Boa Vista - “No Programa de Ensino Integral (PEI) e na Escola de Tempo Integral (ETI) não estão previstas mudanças”.

Qual o objetivo da implantação do ciclo único nas escolas e no que consiste?

 Diretoria de Ensino da Região de São João da Boa Vista - “A reorganização da rede tem como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e do ambiente escolar e o aprimoramento das ações pedagógicas por faixa etária. Este processo pretende ampliar o número de escolas divididas pelos três ciclos de educação: Ensino Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais – e Ensino Médio, a partir de 2016. Nesta nova proposta, os alunos do Ensino Médio passarão a estudar apenas com estudantes deste segmento. O mesmo vale para os alunos do ensino Infantil e Fundamental.

A Educação está realizando um estudo que definirá as escolas selecionadas para o processo. Depois disso, os alunos serão comunicados sobre a mudança de escola.

Vale lembrar que nem todas as unidades de Ensino do Estado passarão pela reorganização. As escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões”.

Outras informações que acharem pertinentes.

Diretoria de Ensino da Região de São João da Boa Vista - “Como informado anteriormente, neste primeiro momento a Secretaria da Educação, juntamente com as Diretorias de Ensino, estão realizando um estudo para a definição das escolas selecionadas para o processo. Serão analisadas questões regionais para a movimentação dos alunos, assim como as características dos municípios  e os critérios administrativos de cada região.

Dentro em breve poderemos responder com maior precisão novas questões que se fizerem necessárias”.

 

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG