Reedição da mobilização realizada no ano passado, agora com abrangência nacional, o Desafio “A Natureza das Coisas 2015”, promovido pelo Edukatu, Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, busca incentivar professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país a desenvolverem projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.
No total serão premiados três professores: o primeiro colocado receberá como prêmio, com o apoio da Aoka Tours, uma viagem com um acompanhante para conhecer um lugar espetacular no Brasil e interagir com culturas diferentes.
Esse ano, os estudantes também serão premiados: os cinco alunos mais envolvidos da equipe do professor vencedor também serão premiados com um tablet cada, além da escola receber uma oficina lúdica sobre reaproveitamento de materiais.
Os professores classificados como segundo e terceiro lugares receberão como prêmios um tablet e um kit de materiais didáticos, respectivamente.
Vencedores de 2014 – “Em Salvador/BA, Alexinaldo Lima Santos foi contemplado com o primeiro lugar no desafio pelo trabalho realizado com seus alunos na equipe “Consumo consciente, descarte eficiente”. O professor da Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe, conta que o projeto surgiu principalmente da necessidade de orientar quanto à destinação adequada dos resíduos sólidos secos e das sobras orgânicas. Para o professor, o desafio foi enriquecedor. “Achei empolgante e bastante dinâmica nossa participação. Nossos educandos relataram a satisfação em serem protagonistas desse desafio. Muitos foram transformados em disseminadores do projeto, levando-o para educandos menores”, comemora.
O segundo lugar da cidade foi para o professor Robson Nunes Oliveira, do Sesi Retiro. Com o debate sobre a escassez de água, na equipe “Amiga água”, os alunos criaram e distribuíram panfletos, desenhos e cartazes informativos e ainda organizaram palestras dentro da própria escola. Já a professora Ana Carla Dávila, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, levou o terceiro lugar com as equipes “Copa dos Anjos” e “Tecnologia e sustentabilidade: parceria saudável”. Entre as atividades do grupo estavam uma feira de troca e uma gincana para recolher o lixo que não estava no lixo.
Em Alagoas, equipes aprenderam sobre escassez da água, integração da escola com a comunidade e produção agrícola O primeiro lugar de Alagoas foi para a professora Maria Walkíria Cardoso, do Colégio Cristo Rei, do município de Maceió. O projeto da equipe “Um olhar midiático para a questão da água” divulgou sugestões de utilização das mídias para ajudar professores e interessados no tema água a se conscientizarem sobre a importância da preservação do recurso. A professora comenta que tem a intenção de continuar com o projeto em 2015, mas com uma seleção de atividades para cada turma. Dessa forma pretende aproveitar melhor os interesses e o tempo de cada aluno.
A professora responsável pela equipe “Projeto vida e sustentabilidade”, Maria Denair dos Santos, ficou em segundo lugar na seleção de Alagoas. A educadora da Escola Municipal Maria Iraci Teófilo de Castro, de Taquarana, conta que o projeto resgatou valores que orientam as relações entre educandos, comunidade e meio ambiente. O terceiro lugar do desafio discutiu formas mais equilibradas de produção agrícola e alternativas para tornar o ambiente e o cotidiano da escola mais sustentáveis. A professora Rosiete Josefa da Silva Santos coordenou a equipe “Um novo olhar sobre a Terra”, formada por diferentes séries da Escola Municipal Barão do Rio Branco, também em Taquarana. Os estudantes realizaram as atividades vencendo as limitações estruturais da sala de informática e de acesso à internet formando grupos, pois não havia computadores para todos”, informa em nota a Akatu.
Como concorrer - Para concorrer à premiação deste ano, basta que o professor esteja inscrito na plataforma on-line do Edukatu e mobilize o maior número de alunos e professores para que realizem as atividades de ao menos um percurso do Circuito Natureza até o dia 30 de outubro. Acesse o seguinte endereço eletrônico e participe: http://edukatu.org.br/
(Foto: divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br