obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 18/01 |
NOTÍCIAS
 
AME São João oferece confirmação do 'Teste do Olhinho'
Região - 11/11/2015

A Secretaria de Estado da Saúde está informando que exames confirmatórios do “Teste do Olhinho” estão disponíveis no Ambulatório Médico de Especialidade, o AME, de São João da Boa Vista (foto) e no Hospital Regional de Divinolândia.

“O serviço, integrante do programa “Vale a Pena Ver”, visa facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento adequado, por meio da confirmação de testes originais, realizados em hospitais ou maternidades onde os bebês nasceram, que tiveram resultado alterado ou duvidoso. O agendamento do reteste deverá ser providenciado pela unidade de origem da criança por meio da central de vagas estadual (Cross)”, informa a Secretaria de Saúde do Estado.

Além do AME São João da Boa Vista e Hospital Regional de Divinolândia, o serviço está disponível em 44 dos 52 AMEs existentes no Estado e outras 10 unidades de saúde públicas do interior paulista ofertarão o exame confirmatório.

O primeiro "Teste do Olhinho" é obrigatório e realizado após o nascimento do bebê, por maternidades públicas e privadas. “Trata-se de um exame fundamental para detecção de problemas oculares em recém-nascidos, como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma e retinopatia de prematuridade”, salienta David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Catarata congênita em crianças - "Crianças com diagnóstico de catarata congênita serão encaminhadas aos serviços de referência  especializados: Hospital das Clínicas de Botucatu; Hospitais das Clínicas da FMUSP de São Paulo e de Ribeirão Preto; Santa Casa de São Paulo; Hospital São Paulo; e Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas)", informa a Secretaria de Saúde do Estado.

Sobre o “Teste do Olhinho” - “É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Por que e quando fazer? - A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas cuja identificação precoce possibilita o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Antes disso, em muitos estados e cidades o exame já era instituído por lei e realizado nas maternidades públicas e particulares, antes da alta do recém-nascido. O objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que todas as crianças tenham esse direito garantido!

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja realizado pelo pediatra logo que o bebê nasça. Se isso não ocorrer, o exame deve ser feito na primeira consulta de acompanhamento e continua sendo importante nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, encaminhará a criança para avaliação do oftalmologista”, informa o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Serviço – O AME de São João da Boa Vista fica na Pça. Monsenhor Ramalho, 25, Centro, tel. (19) 3634-1120.  O Hospital Regional de Divinolândia fica na Av. Leonor de Barros Mendes, 626, Centro, tel. (19) 3663-8000.

 

 

(Fotos: AME/São João da Boa Vista/divulgação; criança/reprodução; c/ montagem mococa24horas)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
dengue1 institucional classificados2
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG