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Existe horário certo para correr?
Esporte - 23/11/2015

Uma questão comum entre os corredores, iniciantes ou não, é saber qual o melhor horário para correr. Enquanto uns preferem dar a largada de manhã, outros gostam à noite. Há ainda os adeptos da tarde e também os que correm somente quando a agenda está livre sem se prender a um período específico do dia.

A gerente médica da unidade MIP do Aché Laboratórios, Talita Poli Biason, esclarece que, primeiro é importante que a pessoa entenda o seu corpo e como ele funciona para obter o melhor desempenho. Independente do horário escolhido, o essencial mesmo é treinar nas horas que se encaixem na rotina de cada um, assim a atividade será um grande prazer.

Vale ressaltar que em qualquer período de treinamento, é indispensável que se busque auxílio de profissionais. “O educador físico é uma segurança para o atleta, já que o acompanhado dos treinos e provas é importante para evitar lesões e potencializar o desempenho”, explica a médica Talita Poli Biason.

Confira as dicas para a prática de corridas nos três intervalos do dia:

Manhã: vantagens e atenção

- No amanhecer, a temperatura do ambiente é mais amena, facilitando a desempenho da corrida;

- Movimentar o corpo pela manhã traz mais disposição ao longo do dia;

- O corredor fica menos exposto à poluição do ar, pincipalmente nas grandes cidades.

- Uma noite mal dormida pode prejudicar o desempenho do treinamento no dia seguinte;

Tarde: vantagens e atenção

- O corpo está no ápice de seu funcionamento, dando mais força e diminuindo o risco de lesões;

- A temperatura, após as 16h, é agradável aos praticantes de corrida de rua;

- Número menor de pessoas treinando em parques e locais específicos podem ser facilitadores para a busca de resultados nos treinamentos.

- Geralmente a umidade relativa do ar diminui a tarde podendo ficar abaixo dos níveis recomendas para a prática de atividades físicas ao ar livre em alguns dias do ano nesse período;

- Horário de maior incidência solar, o que prejudica o desempenho no treinamento. Os cuidados com hidratação devem ser redobrados.

Noite: vantagens e atenção

- O treinamento poder ser como uma terapia e alivia o estresse causado por uma rotina intensa de trabalho;

- A temperatura ambiente e a umidade relativa do ar são mais amenas, reduzindo a sensação de desconforto no corredor;

- Embora o exercício ajude na qualidade do sono, a corrida logo após ser praticada pode dificultar algumas pessoas a pegar no sono. Para quem tem essa sensibilidade, recomenda-se um intervalo entre a pratica do exercício e a hora de dormir.

 

 

(Foto: reprodução)

 

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