obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 24/08 |
NOTÍCIAS
 
Encontrada mandioca gigante em Divinolândia
Região - 29/11/2015

O portal de notícias da globo, g1.globo.com, São Carlos e Araraquara, está informando que uma mandioca de 60 quilos e mais de um metro de altura (foto) foi encontrada em Divinolândia:

“Uma mandioca de 60 quilos e mais de um metro de altura foi encontrada no meio de um cafezal após três anos de plantio em Divinolândia (SP). As mandiocas são plantadas para o consumo dos moradores de sítios e, segundo os produtores rurais, ainda há mais enterradas no solo.

Segundo o meeiro Charles Júnior Mariano, a mandioca foi encontrada depois de uma tempestade, que acabou derrubando o pé. “Eu pensei: ‘vou arrancar para pra comer’. Quando fui tirar, ela era gigante, fiquei até assustado quando vi. As mandiocas daqui eram sempre menores, então é uma obra da natureza, ninguém tinha visto uma desse tamanho”, revelou.
Em outro ponto espalhado pelo canavial, o produtor rural Paulo Mengale encontrou outra mandioca e afirmou que, com a ajuda de Mariano, vão tentar tirá-la do local. “Vai dar um pouco de trabalho porque precisamos fazer uma escavação nessa mandioca. Elas são muito grandes, na hora de tirar acaba quebrando”, disse.

Mesmo com plantio recomendado de um ano, o dono do sítio, Mengale, decidiu deixá-la enterrada durante três anos. “A gente arrumou algumas mudas e plantamos uns 15 pés no sítio para consumo próprio, então só deixamos crescer”, contou.

Espécie - A mandioca encontrada é da espécie amarela e geralmente pesa até três quilos, mas os tubérculos plantados na roça são diferentes, podem ficar ainda maiores.

“São solos jovens e bastante férteis e os manejos que tem que ser feito na lavoura de café, com análise do solo e as correções necessárias, se refletiu na mandioca. Ela encontrou condições suficientes para se desenvolver e produzir acima, além do normal”, explicou.

Receita - Para aproveitar da fartura da iguaria, a mãe de Charles Mariano, Ana Rita Quintino Mariano, cozinha diversas receitas contendo a mandioca, uma fartura também para a mesa. Sua especialidade é o sonho de mandioca, e a dona de casa contou passo a passo dessa receita. Confira abaixo.

Ingredientes
- 3 xícaras de mandioca cozida e amassada
- ½ xícara de óleo
- 2 xícaras de água morna
- 1 copo de açúcar
- 45 gramas de fermento biológico
- 2 ovos
- ½ colher de sal
- Farinha de trigo até dar o ponto

Modo de preparo
Adicione o óleo, o açúcar, o fermento e os ovos no liquidificador e deixe bater bem. Em seguida, acrescente o sal e a água morna, de modo que fique bem quente. Assim que a massa ficar homogênea, adicione a mandioca amassada, até que altere o barulho do liquidificador.

Despeje o conteúdo do liquidificador em um recipiente plástico, acrescente a farinha de trigo aos poucos, até que a massa não grude nas mãos. Após o processo, coloque o conteúdo em uma vasilha untada e cubra, deixando fermentar até dobrar o volume.

Montagem
Faça um rolo com a massa, corte 20 pedaços e forme vários pedaços arredondados, no formato de sonhos, colocando em assadeira e deixando fermentar cobertos, até dobrar o volume novamente.

Após o processo de crescimento, leve parra assar durante 20 minutos. Depois, frite os sonhos em óleo quente, passe no açúcar e na canela, corte ao meio e recheie como preferir. Para o recheio, podem ser usados diversos sabores de cremes”.

 

(Fotos: Eder Ribeiro/EPTV/divulgação) 

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria.

 
reproducao7.jpg
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG