A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, está divulgando as distribuidoras premiadas pelo Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor, o IASC 2015. O Prêmio que está em sua 16ª edição destaca as distribuidoras mais eficientes na ótica do consumidor, que recebem um certificado e um selo de qualidade. “Na pesquisa realizada no período de 2 de junho a 17 de agosto de 2015, foram entrevistados 25.186 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar. Ao todo, foram 550 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias”, informa a Aneel.
As concessionárias premiadas foram: Cemig Distribuição S.A. (Região Sudeste; acima de 400 mil unidades consumidoras; nota: 66,71); Rio Grande Energia S.A. (Região Sul; acima de 400 mil unidades consumidoras; nota: 66,32); Companhia Energética Alagoas (Maior Crescimento 2014/2015 – Concessionárias; nota: 4,31%); MUX Energia (Prêmio IASC 2015 – Concessionárias; nota: 74,81); MUX Energia (Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; até 30 mil unidades consumidoras; nota: 74,81); Energisa Minas Gerais Distribuidora de Energia (Regiões Sul e Sudeste; acima de 30 mil até 400 mil unidades consumidoras; nota: 70,12); CEB Distribuição (Região Centro-Oeste; acima de 30 mil unidades consumidoras; nota: 58,31); Centrais Elétricas de Rondônia S.A. (Região Norte; nota: 52,15).
Já as permissionárias premiadas foram: Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de São José do Rio Preto (Maior Crescimento 2015/2014; nota: 19,11%); Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões (Prêmio IASC 2015 – Permissionárias; nota: 83,18); Cooperativa de Eletrificação Lauro Muller (Permissionárias até 10 mil unidades consumidoras; nota: 81,12); e Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões (Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras; nota: 83,18).
Consumidor reprova CPFL Leste Paulista – A pesquisa entre os consumidores residenciais da CPFL Leste Paulista apontou queda em todos os 5 itens do IASC (“Qualidade Percebida”, “Confiança”, “Fidelidade”, “Satisfação” e “Valor”) na comparação com o ano passado.
No quesito “Qualidade Percebida”, a empresa teve índice de 63,93 (em 2014 foi de 65,65; variação de -2,63%); no “Confiança”, teve 66,41 (em 2014 foi de 67,25; variação de -1,25); e no item “Fidelidade” teve 41,43 (em 2014 foi de 44,22; variação de -6,30%).
Já nos itens “Valor” teve 20,41 (em 2014 foi de 47,17; variação de -56,73%) e no de “Satisfação” teve 62,42 (em 2014 foi de 67,62; variação de -7,69%).
“Em relação ao índice de ''Satisfação'' da CPFL Leste Paulista, obtido nesta 16ª edição da pesquisa de satisfação do consumidor residencial, IASC CPFL Leste Paulista 2015, houve queda em relação a 2014. A redução do escore ''Satisfação'' em relação ao ano anterior foi de 5,2 pontos, passando de 67,62 em 2014 para 62,42 em 2015 – variação negativa de 7,69%”, avalia a Aneel. “Assim, de forma a reverter a piora verificada no índice de ''Satisfação'', avalia-se que os resultados obtidos na 16ª Pesquisa de Satisfação são instrumentos importantes para que a CPFL Leste Paulista possa buscar o aprimoramento dos serviços prestados considerando a percepção de seus consumidores”, completa.
A pesquisa realizada pela empresa ZaytecBrasil entrevistou 250 consumidores residenciais da CPFL Leste Paulista entre os dias 2 de junho e 17 de agosto, sendo 98 consumidores de São José do Rio Pardo; 81 de Caconde e 71 de Divinolândia (61,2% feminino e 38,8% masculino).
A CPFL Leste Paulista atende São José do Rio Pardo, Casa Branca, São Sebastião da Grama, Divinolândia, Itobi, Tapiratiba e Caconde, totalizando 55 mil unidades consumidoras.
(Fotos: Aneel/divulgação e reprodução; c/ montagem mococa24horas)
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