Entre 2015 e 2016, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, o IF Sul de Minas, recebeu 3.700 estudantes nos 37 novos cursos de nível técnico, superior e de pós-graduação criados pela instituição. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, a previsão é de que somente estes novos cursos gerem mais de 5.100 vagas até 2019.
De acordo com pró-reitor de Ensino, professor Carlos Alberto Machado Carvalho, a instituição seguirá a ampliação de sua grade de cursos. “Mais 3 cursos estão em processo de criação, sendo 2 de nível técnico e uma graduação, o que deverá aumentar ainda mais a oferta de vagas neste ano de 2016”.
Os últimos cursos criados pela instituição contemplam 1 Stricto sensu, o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 5 cursos de pós-graduação Lato sensu, 13 graduações, 2 especializações técnicas, 6 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 9 cursos técnicos subsequentes, dos quais 4 são presenciais e 5 na modalidade a distância.
Para o reitor, professor Marcelo Bregagnoli, a criação de novos cursos e consequente ampliação de vagas faz parte de um esforço contínuo para o crescimento, “Além dos novos cursos, temos a oferta de vagas nos cursos que já consagramos. Ao todo, foram mais de 7.600 alunos aprovados nos processos de seleção de 2015: Vestibular, SiSU, Pós-graduação e Ensino a Distância (EaD)”.
“Sair qualificada” – Para a estudante Jady Sousa Nogueira Castro, ingressante do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, curso recém-criado no Campus Avançado Carmo de Minas, as expectativas são grandes, “espero ter um excelente aprendizado, sair qualificada para a carreira profissional e obter crescimento pessoal. Espero, também que o campus forme cada vez mais cidadãos capacitados em toda nossa região, que estava carente de cursos profissionalizantes de qualidade. Acredito que a região está de braços abertos para receber tudo o que o IF Sul de Minas tem a oferecer.”
A nutricionista do município de Perdões, Bruna Teodoro Barbosa, estudante do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos realizado no Campus Machado, comentou a importância da oportunidade em sua carreira. “O curso me auxiliará profissionalmente, subsidiando minhas atividades como nutricionista em Perdões”.
O engenheiro de produção, Felipe Teixeira Carvalho, ingressou no curso de Logística da modalidade de ensino a distância. Para o engenheiro, que atua no município de Guaranésia, a formação será um complemento à rotina profissional. “O curso vai agregar conhecimento ao trabalho que já executo na área de produção, envolvendo o aprimoramento de um dos setores com o maior custo na empresa”.
Sobre o IF Sul de Minas – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, IF Sul de Minas, é uma instituição pública de ensino que oferta cursos na modalidade presencial e a distância desde o ensino técnico, cursos superiores e pós-graduação. A atuação abrange todo o Sul de Minas, por meio de unidades localizadas nas cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas (foto), Pouso Alegre, Três Corações e Carmo de Minas, além de mais de 40 polos de rede nas cidades onde o instituto não possui sede própria.
Para ingressar em nível técnico e superior é necessário prestar a prova do vestibular, realizada duas vezes ao ano. Para os cursos superiores, a seleção também é feita por meio do SiSU. As vagas de pós-graduação são disponibilizadas por meio de edital específico publicado nos sites dos campi, assim como nos cursos do Pronatec e de Formação Inicial Continuada (FIC), cuja seleção acontece ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade de vagas.
(Foto: IF Sul de Minas, Campus Poços de Caldas/divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br