obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 26/08 |
NOTÍCIAS
 
Mentira pode viciar e virar grave doença
Geral - 02/04/2016

Muitas vezes inofensiva, outras, agressiva e maldosa, a mentira pode gerar sérios problemas para quem a utiliza rotineiramente. Segundo a psicóloga Marina Arnoni Balieiro, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, na infância, está relacionada à imaturidade e medos, mas, na fase adulta, o ato é intencional e deliberado.

“De uma forma geral, a pessoa mente para poder atingir algum objetivo ou fugir de frustrações. Na infância, as crianças podem mentir por terem dificuldade de enfrentar decepções ou críticas”, analisa a especialista.

A mitomania (vício em mentir) é muito difícil de ser diagnosticada, principalmente por um especialista que não convive com o paciente. Por isso, a ajuda dos familiares e amigos é fundamental neste caso. “Afinal, quem mente dificilmente reconhece esse hábito”, complementa a psicóloga.

Podendo ser patológica, a mitomania ainda não é considerada uma doença pela Medicina, mas pode estar relacionada a uma causa psicológica, em que a mentira decorre de conflitos internos e acaba colocando as relações sociais dos envolvidos em risco. “Há casos em que o mitomaníaco acaba sendo excluído da sociedade, podendo prejudicar ainda mais o tratamento da doença.”

Marina Arnoni Balieiro destaca que, durante o tratamento, é importante a colaboração de amigos e familiares para levantar a autoestima do paciente, oferecendo compreensão, apoio e amor para que a doença seja superada. Em alguns casos, a psicóloga afirma que pode haver a necessidade de intervenções, como a psicoterapia e medicamentos.

Diferente dos fraudadores, estelionatários ou sociopatas, que usam a mentira para burlar a confiança do outro e obter vantagens, a especialista faz questão de destacar que o mitomaníaco não mente para tirar proveito e, sim, por problemas relacionados à sua confiança.

 

(Foto ilustrativa: reprodução)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG