Aconteceu neste sábado, 9, em São Paulo, a 70ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, com o melhor do ciclismo nacional e amadores que apreciam a modalidade, divididos pelas categorias Elite, Federados e Aspirantes/Amadores.
Na categoria Elite, a prova masculina foi vencida por Joel Candido Prado Junior, da equipe GreenBike/Piracicaba, que conquistou o bicampeonato; já Daniela Lionço, da equipe Funvic Soul Cycles Team/São José dos Campos, venceu a prova feminina.
Os atletas olímpicos Gideoni Monteiro (que competirá nas provas de pista) e Kleber Ramos (que disputará o ciclismo de estrada) usaram a competição para se prepararem para as Olimpíadas 2016, que começa em agosto no Rio de Janeiro.
Na categoria Federados, a prova foi vencida por Guilherme Burger, da equipe Liga de Ciclismo Sorocabana.
Já na categoria Aspirantes/Amadores, a prova masculina foi vencida por Daniel Conti de Oliveira, da equipe Ciclo Ravena; e a prova feminina foi vencida por Sheila Simões, da equipe Alcance Team.
A 70ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho foi marcada pela quebra de recorde de participantes em uma corrida de bike no Brasil, com mais de 1.600 em um pelotão (Aspirantes/Amadores), e teve mais de 3 mil inscritos.
A largada, na Avenida Lineu de Paula Machado, local também de chegada, foi às 6h45, para os Aspirantes/Amadores, com percurso de 28,3 km, com limite de conclusão de 60 minutos. A Elite largou às 8h05, com o masculino tendo pela frente uma volta de 28,3 km e outras três de 22,7 km, totalizando 96,4 km. A elite feminino dará uma volta a menos, com 73,7km de percurso.
A prova foi transmitida ao vivo pela TV Gazeta e pelo site gazetaesportiva.com
Mocoquense fica em 4º lugar – O ciclista mocoquense Ronaldo Casteli participou pela primeira vez da tradicional prova do ciclismo nacional, competindo na categoria Aspirantes/Amadores, que teve largada às 6h45.
Segundo os indicadores oficiais da Federação Paulista de Ciclismo, Casteli ficou em 4º lugar em sua modalidade (40 a 44 anos), com o tempo de 37min03s; sendo que na classificação geral da prova ficou em 30º lugar. O ciclista competiu pela equipe Dipen Construções.
No domingo, 3, no Teatro Cásper Líbero, em São Paulo, Ronaldo Casteli (foto) participou do congresso técnico da prova e foi entrevistado pelo site gazetaesportiva.com. Confira:
“Pedalo desde 1994. Me sinto preparado e para mim está sendo uma felicidade participar. Estou muito emocionado por ter conseguido vir participar do congresso, sou do interior e temos dificuldade em estar presente”, disse o competidor, presente neste domingo no último congresso técnico realizado antes do evento.
Com o uso da bicicleta sendo algo tão presente em sua vida, Ronaldo conta que o apoio da família é essencial, assim como o exemplo que tenta passar a filha sobre o valor de praticar esportes: “Tenho muito apoio da minha família e dou o exemplo em casa, pois tenho uma filha de oito anos. O esporte é algo muito importante na vida da gente”.
Mococa é um município pequeno se comparado a uma metrópole como São Paulo, mas ainda assim o incentivo ao ciclismo na cidade é bom e as trilhas em seus arredores são bem exploradas pelos habitantes, como revela Ronaldo, que ainda admite pedalar na rotina de ir ao trabalho também, dispensando o uso de veículos motorizados.
“É bastante forte o ciclismo na cidade, o pessoal anda muito bem, tanto com a speed como com a mountain bike, a cidade é divisa com Minas Gerais, então tem muitas trilhas, muita natureza. Todo dia saio do trabalho e estou pedalando. Muitas vezes vou e volto do trabalho com a bicicleta, nem uso carro”, completou.
Sobre a Prova Ciclística 9 de Julho - “Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do esporte brasileiro. O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e clubes. Ao longo dos anos, os principais nomes do país e destaques do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Sua última edição foi em 2011, dentro do Autódromo de Interlagos, mas agora ela volta para recuperar seu espaço onde surgiu, nas ruas e avenidas paulistanas”, informam os organizadores da competição.
(Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press/gazetaesportiva.com/divulgação c/ montagem mococa24horas)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br