Os cafés produzidos em São Sebastião da Grama dominaram a 15ª edição do Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. Conforme avaliação da Câmara Setorial do Café de São Paulo e anunciada nesta terça-feira, 1, na Associação Comercial de Santos, a maior nota do respeitado concurso foi conquistada pelo produtor Clayton Mapelli Cerri, do Sítio Anhumas, com 9,08 pontos, na categoria de preparo “Microlotes”; já na categoria de preparo “Cereja Descascado e Despolpado”, Homero Teixeira de Macedo Jr., da Fazenda Recreio, ficou com o 1º lugar, com 8,97 pontos; e na categoria “Natural”, Adonis Cerri, da Fazenda da Mata, ficou em 1º lugar, com 8,97 pontos. Todos os produtores são de São Sebastião da Grama e pertencem à Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama.
Nesta edição, o Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo teve 60 lotes de cafés inscritos, todos finalistas de certames regionais promovidos por associações, cooperativas e sindicatos rurais. Do total inscrito, 33 concorreram na categoria de preparo “Natural”, 17 em “Cereja Descascado e Despolpado” e 10 na “Microlotes”, sendo que apenas 10 foram finalistas, sendo 4 na categoria “Cereja Descascado e Despolpado”, 4 na categoria café “Natural” e 2 “Microlotes”.
As avaliações e testes do concurso foram realizados pelos jurados na quinta-feira, 27 de outubro, na sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (foto) ao longo de todo o dia.
Tradição e credibilidade - “Para o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, a realização do 15º Concurso de Qualidade do café do Estado de São Paulo na Associação Comercial de Santos confirma a tradição e a credibilidade da Instituição. ‘O café é parte da história da ACS. A cada ano, seja na produção, exportação ou em concursos desse nível, o Brasil confirma sua liderança mundial no setor. Parabéns aos participantes. Na prática, todos são vencedores’.”, informa em nota a Associação Comercial de Santos.
Confira os 10 produtores finalistas e respectivas origens e classificações:
“Categoria Microlotes
1- Clayton Mapelli Cerri - Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Sítio Anhumas - São Sebastião da Grama
Nota: 9,08
2- Juliana Aparecida Alvarez de Campos - Associação Agropecuária Barra Grande de Caconde
Sítio Novo – Caconde
Nota: 8,81
Categoria Cereja Descascado e Despolpado
1- Homero Teixeira de Macedo Jr. – Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Fazenda Recreio - São Sebastião da Grama
Nota: 8,97
2- Lucia Maria da Silva Dias – Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Fazenda Santa Alina - São Sebastião da Grama
Nota: 8,96
3- Laura Luiza Del Guerra Vergueiro - Coopinhal-Cooperativa de Cafeicultores da Região de Pinhal
Fazenda Nova União – Espírito Santo do Pinhal
Nota: 8,93
4- Diogo Dias de Teixeira Macedo - Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama - Fazenda Irarema - São Sebastião da Grama
Nota: 8,45
Categoria Natural
1- Adonis Cerri - Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Fazenda da Mata - São Sebastião da Grama
Nota: 8,97
2- Sebastião Cerri -Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama
Sítio Alvorada da Serra - São Sebastião da Grama
Nota: 8,87
3- Antonio Ragazzo – Associação dos Produtores Cafés Especiais de Santa Luzia
Sítio São Carlos – Espírito Santo do Pinhal
Nota: 8,81
4- Sérgio Luis Riccetto – Associação de Cafeicultores de Montanha de Divinolândia
Sítio Pinhalzinho – Divinolândia
Nota: 8,73”.
Premiação – Agora, o Concurso passa para a fase de leilão desses lotes e no dia 18 de novembro, no Museu do Café, em Santos, acontece a premiação dos produtores vencedores e das empresas que deram os maiores lances no leilão.
Sobre o Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - O Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da Codeagro - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café.
Esta 15ª edição do Concurso contou com a participação de diversas associações do Estado, entre elas, a Associação Agropecuária de Barra Grande de Caconde; Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama; e Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia.
(Foto: ACS/divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br