A Agência Nacional de Vigilância Nacional, a Anvisa, está informando sobre as marcas de tintas usadas para tatuagem na pele que foram suspensas nesta terça-feira, 6.
As marcas de tinta de tatuagem suspensas no mercado nacional, por falta de registro na Anvisa, são: Intenze, Eternal Ink, Suprema Collors, Solid Ink, Drawing Ink 700, Extrema Magic Collors, Master Ink, Kuro Sumi, Murano, Kactus, Kokkai Sumi Ink, Infinity Tattoo Ink, Korrai Sumi Ink e Bowery Ink.
Sobre as marcas de tinta suspensas, a resolução da Anvisa, publicada no Diário Oficial desta terça-feira,6, orienta às Vigilâncias Sanitárias dos estados e dos municípios a apreender e a inutilizar as unidades encontradas no mercado. Outra medida visa impedir o uso da tinta Indian Ink em procedimentos de pigmentação artificial permanente da pele. O produto é destinado a outras atividades, como caligrafia e desenho.
Tintas autorizadas no Brasil - No Brasil, as três marcas de tinta de tatuagem autorizadas pela Anvisa são:
"• Tinta para tatuagem Starbrite Colors – Amazon Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Especializados.
• Tinta para tatuagem Electric Ink – Electric Ink Indústria Comércio, Importação e Exportação LTDA.
• Tinta para tatuagem Iron Works – Brasil LTDA."
Serviço - Caso seja identificada a existência de tintas irregulares no mercado, o cidadão deve comunicar a vigilância sanitária local ou a Anvisa (tel. 0800-6429782), informando o nome do produto e do fabricante e os dados sobre o local de fabricação ou comercialização do produto clandestino.
(Foto: Mente Brilhante/reprodução)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br