Após Mococa ser incluída na lista de municípios com recomendação da vacina contra a febre amarela do Ministério da Saúde, com possibilidade real de transmissão, o movimento nos postos de saúde do município cresceu em busca da vacina, o que fez o departamento de Saúde da Prefeitura a começar distribuir senhas diárias para os mocoquenses que buscam prevenção.
A proximidade com o Estado de Minas Gerais, que decretou situação de emergência por causa da febre amarela – já teve 25 mortes confirmadas por febre amarela e 71 suspeitas, segundo o Ministério da Saúde –, e 1 morte em Ribeirão Preto no mês passado causada pela doença também colaboram para que o mocoquense busque a imunização, já que é a principal forma de evitar a infecção pela doença, que pode matar; “a proteção é fundamental, sobretudo para pessoas ainda não vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos”, alerta o Ministério da Saúde.
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquitos infectados, podendo afetar humanos e animais, como macacos, e levar à morte.
Mococa intensifica vacinação no próximo sábado, 28 – No próximo sábado, 28, das 8h00 às 17h00, está programada uma ação de vacinação e todos postos de saúde de Mococa e distritos de Igaraí e São Benedito das Areias estarão abertos para intensificar a imunização contra a febre amarela na população. No dia é recomendável levar a carteira de vacinação.
4 mortes no Estado - Neste mês, até o momento, foram registradas 4 mortes com suspeita de febre amarela no Estado de São Paulo (3 em São Paulo e 1 em Américo Brasiliense), segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Os sintomas da febre amarela – “Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito”, informa o Ministério da Saúde.
Às pessoas que identifiquem alguns destes sinais, o Ministério da Saúde recomenda procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Essa orientação é importante, principalmente, àqueles que realizaram atividades em áreas rurais, silvestres ou de mata como pescaria, acampamentos, passeios ecológicos, visitação em rios, cachoeiras ou mesmo durante atividade de trabalho em ambientes silvestres.
Serviço - Para saber o posto de saúde mais próximo de sua residência ou outras informações: (19) 3666-5200; 3656-0444; 3656-0590.
Leia também:
http://mococa24horas.com.br/noticias/det/2962/febre-amarela:-ministerio-da-saude-recomenda-vacinacao-em-mococa-e-regiao
(Foto: reprodução)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br