O portal de notícias da TV Globo, g1.globo.com, G1 São Carlos e Araraquara, está informando nesta terça-feira, 1, que os moradores do bairro José Justi, em Mococa, convivem com buracos, depósito irregular de lixo e abandono de animais. O fato também foi tema de reportagem no Jornal da EPTV, emissora afiliada da TV Globo na região, com a jornalista Fernanda Ribeiro:
“Desviar de um buraco para cair em outro. Essa é a situação no Residencial José Justi, em Mococa (SP), onde os moradores também têm que lidar com um lixão irregular e com o abandono de animais.
Em diversos pontos o asfalto deu lugar a valetas e está difícil transitar. "A gente tenta fazer outro trajeto, mas acaba que logo o bairro vai estar todo esburacado", contou a vendedora Lívia Pereira. Procurada, a prefeitura informou que o bairro receberá a operação tapa-buraco nesta semana.
Crateras
Rua Antônio Toledo, se formou uma cratera e o caminho percorrido pela água das chuvas é marcado por irregularidades. Os moradores tentaram amenizar a situação jogando entulho, mas o problema persiste e os motoristas têm de recorrer a manobras e desvios.
"O transporte [coletivo] só entra na entradinha e vai embora porque não tem como passar, não passa mesmo, só cavalo passa aqui", afirmou o presidente da associação de moradores, Ércio Escavaque.
Lixo e abandono
No bairro, também é possível encontrar bocas de lobo fechadas pelo lixo. "Nós temos poucas bocas de lobo aqui que funcionam, a maior parte está entupida", comentou Escavaque.
Outro problema é que perto das casas se formou uma espécie de lixão. O espaço tem móveis velhos, aparelho de televisão e entulho. "Uma vez eu peguei uma cobra na porta da minha casa, e tem escorpião, barata", contou o autônomo Claudinei Carvalho.
“O pessoal deveria colaborar também e não jogar lixo na rua, ali não é asfaltado e o pessoal pensa que é depósito de lixo", afirmou, criticando ainda o abandono de cachorros no bairro. "Eles soltam aqui, muitos pegamos para cuidar, de dó dos cachorrinhos".
Prefeitura
A Prefeitura de Mococa também informou que os bueiros entupidos vão ser limpos durante o recapeamento e que vai enviar uma equipe para avaliar o descarte de lixo. Sobre o abandono de animais, o município não respondeu.
Já sobre a reclamação de que os ônibus não entram no bairro, o dono da empresa Transcon, Celso Mandri, disse que duas linhas vão até o Jardim José Justi e que apenas uma não circula pelo bairro por causa das condições do asfalto. A outra faz o trajeto normalmente.
(Fotos: Eder Ribeiro/EPTV/ G1 São Carlos e Araraquara/divulgação)
Fonte e autoria da notícia: G1 São Carlos e Araraquara