O portal de notícias da TV Globo, g1.globo.com, G1 São Carlos e Araraquara, está informando nesta quarta-feira, dia 31, que o Ministério Público vai investigar o descarte irregular de livros de escola estadual em terreno da Prefeitura Municipal de Casa Branca. O fato foi destaque também no Jornal da EPTV, emissora afiliada da TV Globo na região:
“O Ministério Público vai investigar o descarte irregular de livros didáticos da Escola Estadual Francisco Eugenio de Lima, em Casa Branca (SP). O material teria sido jogado em um terreno de forma irregular.
Os livros são de várias disciplinas como química, história, sociologia, geografia e estavam em um terreno da prefeitura. Também havia materiais escolares como réguas e esquadros.
Tudo foi encontrado por uma equipe que fazia o controle da dengue e o Departamento Municipal de Educação notificou o MP.
Apreensão
O promotor Marcos Tadeu Rioli determinou que o material fosse apreendido pela prefeitura nesta quarta-feira (31). O Departamento de Educação informou que pretende reaproveitar os livros na rede municipal de ensino.
Se for comprovado que houve irregularidade no descarte, a pessoa responsável pode responder pelo crime contra o patrimônio público e improbidade administrativa.
Diretoria de ensino vai apurar
A diretoria de ensino de São João da Boa Vista, que responde pelas escolas de Casa Branca, informou que foi aberta uma sindicância para apurar o descarte de livros.
“Cabe reiterar que o desfazimento dos materiais deve acontecer de acordo com a resolução 83/2013, que prevê o encaminhamento do material para reciclagem. Mesmo com a irregularidade, o início das aulas não será prejudicado”, informou em nota”.
(Foto/reprodução: G1 São Carlos e Araraquara, Ari Molinari/Jornal Casa Branca/divulgação)
Fonte e autoria da notícia: G1 São Carlos e Araraquara