Já começou a vistoria obrigatória para os veículos utilizados no transporte escolar em Mococa e região, entre vans, micro-ônibus, ônibus e kombis. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o Detran/SP, exige, a cada semestre, a vistoria dos veículos utilizados para o transporte escolar com o objetivo de garantir a segurança de crianças e jovens.
“O procedimento é necessário para a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança dos veículos, como a existência de cinto de segurança para todos os passageiros e limitador de abertura das janelas. Pais e responsáveis pelos alunos devem cobrar a documentação dos transportadores. O veículo não submetido à inspeção semestral ou reprovado tem o seu registro de atividade bloqueado”, alerta o Detran/SP.
“Já os proprietários de transporte escolar devem levar os veículos para a vistoria do Detran.SP com os documentos atualizados (licenciamento e CNH), além da taxa quitada e aprovação da vistoria municipal, quando realizada pela prefeitura.
A taxa de vistoria semestral de veículos de transporte escolar (recolhida pelo CPF/CNPJ do proprietário do veículo) tem o valor de R$ 141,35 e pode ser paga no banco ou caixas eletrônicos. O veículo tem de estar registrado no DETRAN.SP na categoria aluguel e, no município, como destinado ao transporte escolar”, informa o órgão fiscalizador.
Em Mococa, as vistorias de transporte escolar devem ser feitas no posto do Detran/SP e não é necessário o agendamento.
Região – Segundo informações do Detran/SP ao mococa24horas, “Em São João da Boa Vista, as vistorias são feitas às terças e quintas-feiras, das 14h00 às 15h30”, sendo que em São José do Rio Pardo não é necessário o agendamento.
Em Casa Branca, no posto do Detran/SP, o calendário do 2º semestre da vistoria de transporte escolar está assim definido:
Placa final 1 - primeira quinzena agosto
|
Placa final 2 - segunda quinzena de agosto
|
Placa final 3 - primeira quinzena setembro
|
Placa final 4 - segunda quinzena de setembro
|
Placa final 5 - primeira quinzena de outubro
|
Placa final 6 - segunda quinzena de outubro
|
Placa final 7 - primeira quinzena de novembro
|
Placa final 8 - segunda quinzena de novembro
|
Placa final 9 - primeira quinzena de dezembro
|
Placa final 0 - segunda quinzena de dezembro
|
“Regras – Além dos equipamentos de segurança, o veículo destinado ao transporte escolar deve ter a pintura de faixa horizontal com a inscrição "ESCOLAR" e também um cronotacógrafo (equipamento que mede velocidade e tempo de percurso).
O transporte escolar também deve ter lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira, e de luz vermelha nas extremidades da parte superior traseira.
O extintor de incêndio deve ser com carga de pó químico seco ou de gás carbônico de quatro quilos, fixado na parte dianteira do compartimento destinado a passageiros. Em caso de acidentes, o veículo deve ter dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros”, informa o Detran/SP.
Serviço – Antes de levar o veículo para a realização da vistoria, o Detran/SP informa que é importante que o condutor do veículo de transporte escolar confira a lista de exigências para o credenciamento e inspeção semestral no seguinte endereço eletrônico:
http://www.detran.sp.gov.br
(Foto: Mococa 24 Horas/Arquivo)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br