A partir de segunda-feira, dia 4, de acordo com determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, começa o recadastramento biométrico obrigatório em Mococa, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Caconde, Cajuru e mais 473 cidades.
Os eleitores destas cidades deverão comparecer aos cartórios de suas respectivas zonas eleitorais, para que seus dados sejam revisados e coletadas as suas digitais, sendo que para a revisão do cadastro biométrico, o eleitor destas cidades deve agendar seu atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (http://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp) e comparecer no dia com a documentação solicitada (confira abaixo, no "O que levar"), quem não o fizer terá o título de eleitor cancelado.
Em Mococa, o prazo para o recadastramento biométrico obrigatório termina dia 19 de dezembro e é obrigatório para eleitores inscritos no município até o dia 23 de setembro de 2015. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 21.355 mocoquenses já fizeram o recadastramento biométrico, agora obrigatório, sendo que 32.119 ainda não o fizeram (dados apurados em dezembro de 2018, fonte: TSE).
“A biometria traz mais segurança ao processo de identificação do eleitor, pois as impressões digitais de cada um são únicas, evitando fraudes e erros. O procedimento confirma, também, o endereço e demais dados cadastrais. O cadastramento inclui a coleta das digitais, fotografia, assinatura eletrônica e revisão de dados”, informa o TRESP.
O que levar – Segundo orientação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para fazer o recadastramento biométrico o eleitor deverá levar o seguinte:
“1) Comprovante de endereço em nome do eleitor: contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente (com menos de três meses).
2) Um dos documentos de identificação abaixo:
• RG original ou
• Carteira de Trabalho e Previdência Social ou
• carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou
• certidão de nascimento ou
• certidão de casamento.
ATENÇÃO: Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.
3) Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.
4) Título de eleitor e comprovantes de votação, se tiver”.
Serviço – O Cartório Eleitoral de Mococa funciona das 12h00 às 17h00 e fica na R. Adolpho Barreto, 71, Vila Mariana, tels.: (19) 3656-7498/3665-2200. O eleitor que não tiver acesso à internet deverá comparecer ao cartório e fazer o agendamento. (25/1/2019)
(Foto ilustrativa: TRESP/divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br