O ano começou com a TV digital disponível em Mococa e região. Já são mais de quatro mil cidades adaptadas à tecnologia que, entre outros benefícios, traz mais qualidade de imagem e som à programação aberta. Isso significa que distorções ou chuviscos no vídeo serão cada vez mais raros.
Mas, para desfrutar desses recursos, é necessário checar se todos os equipamentos por trás do televisor estão funcionando adequadamente. Caso contrário, problemas de sinal poderão tirar a programação do ar bem na hora daquele lance importante do jogo de futebol no domingo, ou durante a transmissão do último capítulo da novela.
Na maioria das vezes, é necessário rever os equipamentos utilizados e a instalação da antena, já que o sinal digital é bastante estável. Por isso, confira abaixo as dicas de especialistas do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) para diagnosticar ou mesmo resolver o problema.
Observe a vizinhança – Averigúe com os vizinhos da sua rua ou do condomínio onde reside e que assistam à TV Digital se também estão com o mesmo problema (perda de sinal). Essa parte é fundamental para entender se é um problema na região ou apenas em uma residência.
Confira os cabos e fios
Veja se o cabo coaxial (entre a antena e o televisor) está partido ou desconectado da antena. Procure descobrir ainda se o cabo da antena está conectado ao televisor na entrada correta. Isso pode ser confirmado no painel traseiro da TV. A entrada da antena é indicada por uma destas palavras: ANTENNA IN; VHF/UHF; RF IN.
Faça a busca de canais
Se não souber como realizar este procedimento, consulte o manual ou contate o fabricante do seu televisor. Sempre que a posição da antena for alterada, será necessário realizar a busca de canais no televisor. Caso não saiba como realizar este procedimento, contate o fabricante da sua TV.
Verifique a antena
Se com a antena interna estes procedimentos não funcionarem, o ideal é contatar um antenista de confiança para instalar uma antena externa e verificar novamente os pontos acima relacionados (conectores, cabos etc.). Se for um condomínio, o ideal é que o síndico ou zelador contatem o antenista para verificar as condições da antena coletiva.
(Foto: reprodução)
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