obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 18/10 |
NOTÍCIAS
 
Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população
Cidade - 05/06/2019

A campanha nacional de vacinação contra a gripe que terminaria na sexta-feira, dia 31, foi prorrogada por recomendação do Ministério da Saúde, em virtude da baixa cobertura vacinal em todo o País.

Além do público-alvo (idosos, gestantes, puérperas [com até 45 dias após o parto], crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, profissionais da saúde, segurança e salvamento, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas), a vacina também está disponível para quem não faz parte desses grupos, ou seja, para toda a população, e enquanto durarem os estoques das doses.   

Em Mococa, a campanha é realizada em todas as UBSs, das 8h00 às 16h00 (Centro de Saúde “Dr. José Paione”; PPA; unidades básicas de saúde nos bairros Francisco Garófalo, Mocoquinha, Vila Santa Rosa, “Nenê” Pereira Lima, Santa Clara, Cohab II e Vila Lambari; e distritos de Igaraí e São Benedito das Areias), enquanto os estoques das doses da vacina durarem.

Segundo o Ministério da Saúde, “O estado de São Paulo é o segundo com a menor taxa de cobertura (73,78%)” da vacina contra a gripe e, “até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante de gripe no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 óbitos.”

Sobre a vacina – “A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério para a realização da campanha em todo o Brasil. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Conforme preconiza o governo federal, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no país. Em 2018, até 15 de dezembro, foram notificados 2.538 casos de SRAG no Estado relacionados ao vírus Influenza, causador de gripes, e 580 óbitos”, informa em nota a Secretaria Estadual da Saúde.

Sintomas e prevenção da gripe – “Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem: evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas); restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos”, alerta o Ministério da Saúde.

Para prevenir a doença, o Ministério da Saúde recomenda à população medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus. Também não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante alertar para sinais e sintomas de gravidade para a busca imediata de avaliação em uma unidade de saúde.

Serviço – Sobre os locais de vacinação os interessados poderão obter mais informações pelos tels.: (19) 3666-5200/3656-0444/3656-0590.

 

 

(Foto ilustrativa: reprodução/divulgação)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG