A EPTV Central, emissora afiliada da Rede Globo na região e sediada em São Carlos, está anunciando as redações semifinalistas do projeto “EPTV na Escola – 2019”, que este ano recebeu 16,6 mil trabalhos escolhidos em 41 municípios que integram a área de cobertura da emissora de TV, atingindo estudantes do último ano do ensino Fundamental de todas as redes de ensino (municipal, estadual, particular, Sesi e EJA).
De acordo com o anúncio, a comissão organizadora selecionou 176 redações escritas sob o tema “Quando a Mentira Parece Verdade”, que debate principalmente as “Fake News”, que agora passarão por um processo seletivo que definirá as 10 finalistas, que serão divulgadas no dia 7 de novembro.
Segundo o anúncio, Mococa teve 5 estudantes semifinalistas, que são:
- Bianca Vitória Massaro, da EE “Barão de Monte Santo” (título da redação: “Fake News um crime social!”; professora: Ana Lúcia Ferreira);
- Filipe Henrique Vicente da Silva, da EMEB-P “Professor José Barreto Coelho” (título da redação: a comissão julgadora não divulgou; professora: Isabel Aparecida Ferreira de Moraes);
- Kauan Henrique Pazoti Pinto, da EMEB-P “Professor José Barreto Coelho” (título da redação: “Os Insapiens”; professora: Isabel Aparecida Ferreira de Moraes);
- Sara da Silva Ribeiro, da EMEB-P “Professor José Barreto Coelho” (título da redação: “A voz dos likes é a voz de Deus”; professora: Isabel Aparecida Ferreira de Moraes);
- Thiago Fukujama Marcilli, da Escola: EMEB-P “Professor José Barreto Coelho” (título da redação: “Desinformação Mortal”; professora: Isabel Aparecida Ferreira de Moraes
Os semifinalistas da EPTV Central – Confira pelo seguinte endereço eletrônico a relação completa dos estudantes semifinalistas do projeto “EPTV na Escola – 2019” da EPTV Central:
https://projetos.eptv.com.br/eptvnaescola/sc/2019/ALUNOS_SEMIFINALISTAS_2019_S%C3%A3o_Carlos.pdf
Sobre o “EPTV na Escola” – Segundo nota dos organizadores do projeto, “O EPTV na Escola envolve, todos os anos, cerca de 90 mil estudantes do último ano do ensino fundamental. O objetivo é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal, e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.
O projeto completa 20 anos com a missão de incentivar a reflexão de temas de interesse da comunidade, premiando os melhores trabalhos de estudantes das redes municipal e estadual, escolas particulares, do SESI e EJA – Educação de Jovem e Adulto.
Os autores de textos selecionados pelas secretarias municipais de educação ou diretoria regional de ensino de cada município têm a oportunidade de visitar as sedes das emissoras em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP) e Varginha (MG).
Os alunos podem conhecer os profissionais, visitar redações e estúdios e tirar dúvidas sobre como são produzidos os telejornais regionais.”
(Foto: EPTV/divulgação)
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