No mês de novembro acontece em todo país a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. A doença atinge não só os homens, mas também os animais domésticos. Apesar de a incidência ser bem menor nos cães e rara nos gatos, exames periódicos são a melhor maneira de prevenção e diagnóstico precoce.
Segundo a veterinária Bianca Jacob Shimizu, da Clínica Veterinária Franciscão, localizada em Ribeirão Preto, os principais sintomas da doença são dor para urinar ou defecar e presença de sangue na urina. O diagnóstico pode ser feito através da avaliação do veterinário, com exames complementares de sangue, imagem e punção.
O tratamento vai depender do tipo de tumor, mas normalmente é cirúrgico, podendo ou não ser seguido de quimioterapia. Bianca ressalta que o câncer de próstata não tem relação com o porte do animal e pets com mais de oito anos possuem pré-disposição para a doença.
Já a hiperplasia prostática benigna (HPB) é muito comum nos cães, principalmente em animais idosos. A doença consiste em aumento da próstata, com caráter benigno, e pode ser prevenida com a castração.
(Foto ilustrativa: reprodução/Internet/divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br
e Texto & Cia Comunicação