A temperatura cai no Sudeste a partir desta quarta-feira, 13, com o avanço de uma frente fria. A mínima (temperatura registrada de manhã) fica entre 5 e 10ºC no sul de São Paulo. “Na quinta-feira, deveremos ter uma das tardes mais frias do ano, com máxima inferior aos 15°C no centro, sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro”, salienta Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia.
Assim, esta frente fria deve melhorar a qualidade do ar em Mococa, que pode ficar em 33%. Não há previsão de chuva, com predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens, com mínima de 16ºC e máxima de 31ºC.
Tempo seco recorde - Segundo análise dos especialistas da Somar Meteorologia, nesta segunda-feira, 11, foi registrado o maior número de cidades paulistas com umidade do ar abaixo dos 30% do ano. Foram 193 municípios com tempo seco, sendo que destes, 62 entraram em estado de alerta, porque o índice ficou abaixo de 20%.
A umidade do ar em Mococa ficou em 16%, que significa que a cidade ficou em estado de alerta. Na terça-feira, 12, foi registrado 18%. Mesmo assim, o mocoquense continuou fazendo queimadas em terrenos e colaborando com a má qualidade do ar.
Estado de atenção, alerta e emergência - Um estudo feito pela Unicamp classificou a umidade do ar. Quando o índice está entre 30% e 20% é estado de atenção, se fica entre 20% e 12% é alerta e abaixo de 12% é considerado emergência. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que a umidade fique acima dos 60%.
Cuidados - Em dias de tempo seco, baixa umidade e qualidade ruim do ar, a saúde sofre, com sangramentos do nariz, alergias, ressecamento da pele e dos olhos. A recomendação é que as pessoas evitem exercícios físicos nas horas mais quentes do dia, umidifiquem o ambiente e bebam muita água.
(Foto ilustrativa: reprodução)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br