O portal de notícias da TV Globo, g1.globo.com, G1 São Carlos e Araraquara, está informando nesta terça-feira, dia 7, que a Vigilância Epidemiológica de Mococa recebeu 100 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em até 48 horas.
Os testes são do tipo PCR, “que identifica o Coronavírus logo no início da doença e é usado para diagnosticar casos graves internados com o Covid-19”, segundo o Ministério da Saúde.
“A Vigilância Epidemiológica de Mococa (SP) recebeu 100 testes que identificam em até 48 horas a contaminação pelo novo coronavírus , que deverão ser usados em pacientes da cidade que apresentem sintomas da Covid-19.
A cidade, até o último boletim divulgado na tarde de segunda-feira (6), tinha dois casos confirmados, sendo um óbito, e 21 pacientes aguardando resultados.
Segundo o Departamento de Saúde de Mococa, os exames foram adquiridos graças a uma campanha colaborativa realizada nas redes sociais.
A campanha arrecadou mais de R$ 100 mil para enfrentamento da pandemia de Covid-19 a cidade e parte do dinheiro foi usado destinada à compra dos testes.
Resultados
De acordo com o departamento, os exames serão colhidos e enviados à Universidade de São Paulo (USP) de Pirassununga, que ficará responsável pelos resultados em até 48 horas.
Até o momento, os exames colhidos são enviados ao Instituto Adolfo Lutz, que demora cerca de 15 dias para enviar os resultados aos municípios”.
(Foto ilustrativa: reprodução/Internet; gráfico: G1 São Carlos e Araraquara/reprodução/divulgação)
Fonte e autoria da notícia: G1 São Carlos e Araraquara