Compartilhar conhecimento foi uma das formas que o professor Luciano Patrocínio, da Etec “Antônio de Pádua Cardoso”, de Batatais, encontrou para ajudar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Por meio de um tutorial, disponível na internet (https://www.youtube.com/watch?v=ybTRe5VFjFY&feature=youtu.be), ele mostra como fazer a manutenção de respiradores mecânicos, essenciais no tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória.
Com materiais e ferramentas de baixo custo, Patrocínio ensina a consertar algumas peças do circuito respiratório mecânico, como a válvula expiratória e o conector para traqueia. “Sempre procurei participar de campanhas solidárias porque me realizo quando posso colocar o meu conhecimento a serviço da comunidade. O desafio, desta vez, é maior. Mas, com apoio da população, empresários e entidades, vamos superar”, avalia Patrocínio, que também é coordenador do curso técnico de Mecânica.
O educador da Etec de Batatais é uma das pessoas que movimenta a corrente do bem na região de Ribeirão Preto. Fundador da ONG Ajudar Sempre, Patrocínio utiliza as redes sociais da entidade e arrecada matéria-prima para a produção de equipamentos de proteção.
Para executar uma série de ações que visam combater a Covid-19, ele conta com a ajuda dos professores Daniel Ferrari, Miguel Montera e Rafael Oliveira, também do curso de Mecânica, além de Marco Aurélio Barbosa, do curso técnico de Marketing. A equipe vem trabalhando desde o início da pandemia na produção de protetores faciais feitos em impressoras 3D, na manutenção de respiradores mecânicos e na confecção de toucas e máscaras descartáveis.
(Foto ilustrativa: reprodução)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br
Com informações da Assessoria de Imprensa do Centro Paula Souza