obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 06/12 |
NOTÍCIAS
 
Neste domingo, 52,8 mil vão às urnas para eleger o prefeito de Mococa
- 19/11/2020

Neste domingo, 15, das 7h00 às 17h00, 52.878 eleitores devem ir às urnas em Mococa e nos distritos de Igaraí e São Benedito das Areias para escolher os futuros prefeito, vice e os 15 vereadores que comandarão o destino do município pelos próximos quatro anos (2021-2024).

Concorrem ao principal cargo da administração municipal, o prefeito Felipe Naufel/PSDB, que tentará a reeleição; o vereador Eduardo Barison/PSD; o suplente de deputado federal e empresário, Martinho Colpani/PL; o professor e maestro, Coelho de Moraes/PSB; e o empresário Paulo Vicente/Republicanos.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nestas Eleições 2020 será obrigatório o uso de máscara de proteção nas seções eleitorais, obedecer o distanciamento social, higienizar a mão com álcool gel antes e depois de votar e, se possível, levar uma caneta, para assinar o caderno de votação. O período entre 7h00 e 10h00 será preferencial para os idosos.

Também por conta da pandemia da Covid-19, não haverá identificação biométrica do eleitor.

Caminho do voto – No total, os eleitores de Mococa, Igaraí e São Benedito das Areias comparecerão em 16 locais de votação, com 124 seções eleitorais.

O maior colegiado está na EE "Oscar Villares", com mais de 9.500 eleitores e 20 seções eleitorais, já o menor colegiado está no Centro de Ressocialização de Mococa, no Distrito Industrial II, com 1 seção eleitoral.

Nos distritos, o maior colegiado está em Igaraí, com mais de 2.000 eleitores e 6 seções eleitorais. São Benedito das Areias tem mais de 1.200 eleitores e 4 seções eleitorais.

Perfil do eleitorado mocoquense – Segundo os indicadores do TSE, o perfil do eleitorado de Mococa revela uma maior participação das mulheres nas eleições municipais deste ano. São 27.175 eleitoras, representando 51,39% do total; já os homens são 25.692, representando 48,59%.

A faixa etária predominante em Mococa está entre 18 anos e 69 anos, com um total de 39.157 eleitores.

Os eleitores jovens, com idade entre 16 e 17 anos, que têm o voto facultativo, 122 estão aptos a votar nesta faixa etária.

Já a população de eleitores idosos, com idade entre 70 e 79 anos, e superior a 79 anos, e que têm o voto facultativo, é composta por 13.599 cidadãos.

O grau de escolaridade predominante do eleitor mocoquense é o ensino médio completo (29,15%), seguido do ensino fundamental incompleto (26,62%) e do superior completo (14,33%). Eleitores analfabetos representam 2,93% e que lê e escreve, 3,53%.

O que levar para votar - Para votar é obrigatório usar máscara de proteção, obedecer o distanciamento social e levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação) e o título de eleitor. O eleitor pode votar sem o título de eleitor, contudo é necessário saber a zona e a seção eleitoral, ou, se tiver biometria coletada, apresentar o aplicativo e-Título.

Já para quem não estiver no seu domicílio eleitoral no domingo é recomendado que leve preenchido o formulário de justificativa, que já está disponível no cartório local (R. Cap. José Caetano de Figueiredo, 181 (ao lado da EE “Barão de Monte Santo”), Centro, tels.: 3656-7498/3665-2200), e é gratuito (ou acesse o seguinte endereço eletrônico e imprima a justificativa: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral-1).

Como votar – Nestas eleições você votará primeiro para o candidato a vereador e depois para prefeito. Assim, primeiro vai digitar os cinco números do seu candidato a vereador, vai aparecer a foto do candidato e após conferir se é naquele mesmo que você deseja votar basta apertar o botão verde para confirmar (se errar, basta apertar o botão laranja e começar de novo). Depois de votar para vereador a máquina vai estar liberada para votar para prefeito, digite os dois números de prefeito, vai aparecer a foto do candidato no destaque e em tamanho menor a foto do candidato a vice, se for o seu candidato aperte o botão verde.

Para agilizar, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor já traga uma colinha com os seus candidatos. O "santinho" também será permitido.

Já para votar em branco é preciso teclar as teclas branca e verde, assim o voto é branco. Agora se digitar qualquer número que não pertença a nenhuma legenda concorrente e no verde para confirmar você anula o voto.

O que pode e o que não pode – “De acordo com a legislação, o eleitor pode, no dia da eleição, manifestar individual e silenciosamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato, demonstrada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

No entanto, a lei proíbe ao eleitor, no dia do pleito, arregimentar outros eleitores ou realizar propaganda de boca de urna, bem como utilizar alto-falante e amplificador de som, promover comício ou carreata e divulgar qualquer espécie de propaganda de partido político ou candidato.

A legislação impede também, no dia do pleito, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos.

Na cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota”, alerta em nota o Tribunal Superior Eleitoral. (13/11/2020)

 

 

 

(Fotos: TSE; Senado Federal; c/ montagem mococa24horas)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG