A Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho, a SERT, está informando ao mococa24horas que nos oito primeiros meses deste ano, o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência o Padef, registrou crescimento de 13% e superou o número de vagas ofertadas em 2013 no Estado.
Para Marinalva Cruz, supervisora do Padef, o salto de 23.044 para 26.071 no período pode ser explicado por alguns fatores, entre eles, a conscientização do empresariado - por meio de visitas e palestras realizadas -, fiscalização por parte do Ministério do Trabalho e Emprego e maior divulgação na mídia. “São vagas exclusivas e que aceitam pessoas com deficiência, sobretudo para áreas administrativas e operacionais. É preciso tornar o cidadão com deficiência membro participativo”, explica.
Em Mococa, de janeiro a agosto, conforme os indicadores do MTE Mais Empregos, 15 pessoas com deficiências foram inscritas no Padef, com 8 encaminhamentos e 7 admissões, sendo disponibilizadas 13 vagas. Em 2013, no mesmo período, foram inscritas 25 pessoas com deficiência no programa, com 21 encaminhamentos e 3 admissões, sendo disponibilizadas 10 vagas.
Região – Ainda de acordo com os indicadores do MTE Mais Empregos, em São João da Boa Vista, de janeiro a agosto deste ano, 2 pessoas com deficiências foram inscritas no Padef, com 2 encaminhamentos e 1 admissão, com 17 vagas disponibilizadas (em 2013, no mesmo período, 16 pessoas foram inscritas, com 4 encaminhamentos e foram disponibilizadas 2 vagas).
Em Casa Branca, no mesmo período, foram inscritas 2 pessoas com deficiência no programa e 6 vagas foram disponibilizadas.
Em São José do Rio Pardo não ocorreu registro no programa.
Incentivo e orgulho - "A captação de oportunidades de emprego para essa parcela tão grande da população é essencial, e apenas neste ano 762 pessoas com deficiência foram efetivamente contratadas em função do trabalho do Padef. É motivo de grande orgulho e um incentivo para todos na equipe", diz o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais.
Sobre o Padef - O Padef realiza seu trabalho por meio de avaliação de perfil profissional, orientação quanto ao laudo médico e demais exigências, encaminhamento para cursos ou vagas disponíveis, emissão de carteira de trabalho, habilitação do seguro-desemprego e divulgação de oportunidades de emprego.
Serviço - Para participar, as pessoas com deficiência e os empregadores interessados devem se cadastrar gratuitamente no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br
O cadastro pode ser efetuado também nos PATs de Mococa (tel. [19] 3665-8533), Casa Branca (Av. Luiz Gama, 131, Centro), São José do Rio Pardo (tel.[19] 3681-6144) e São João da Boa Vista (Av. Brasília, 1.885, Poupatempo).
Os documentos necessários para os candidatos às vagas de emprego são RG, CPF, PIS (quando tiver), carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva).
Para o empregador que deseja se cadastrar, é preciso CNPJ, razão social, endereço e nome do solicitante da vaga.
(Foto: divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br