A petição on-line em defesa das abelhas da campanha “Bee or not to be?” já obteve 19 mil assinaturas de apoio até o momento. A ação conta com 40 países signatários e tem agora uma data para terminar: 18 de dezembro. Após esta data, os idealizadores da petição apresentarão o documento com as assinaturas para discussão em eventos setoriais e para as autoridades de diversas esferas do poder.
A campanha “Bee or not to be?” é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores do Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte/Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a agência 6P Marketing & Propaganda, de Ribeirão Preto. Foi lançada internacionalmente em outubro de 2013, em Kiev, na Ucrânia, durante o Congresso Internacional de Apicultura da Apimondia, com apoio da Confederação Brasileira de Apicultura, USP, Ufersa, Filapi, FAO e Apimondia.
Acabar com o sumiço das abelhas - “Definimos a data de 18 de Dezembro para encerrar a assinatura da petição e partir para novas etapas da campanha. Vamos estimular as pessoas que ainda não assinaram a fazê-lo. No último ano houve uma maior conscientização da sociedade em relação ao assunto e queremos agora amplificar a discussão envolvendo propostas e a participação de todos os elos da cadeia e também do poder público, como órgãos governamentais e o legislativo”, afirma Lionel Segui Gonçalves, idealizador da campanha e pesquisador da USP e do CETAPIS.
Um projeto da campanha chamado “Embaixadores das abelhas” estimulou inúmeras iniciativas em escolas, faculdades e empresas, que apresentaram a importância das abelhas e conscientizaram seus alunos e colaboradores. “Agora é hora de colher o trabalho plantado”, afirma o pesquisador.
O sumiço das abelhas é um problema que mobiliza agricultores, apicultores e meliponicultores, e que agora passa a fazer parte das grandes discussões mundiais sobre a produção de alimentos. A importância das abelhas ultrapassa as atividades de produção dos subprodutos apícolas, como o mel, cera, própolis, geleia real e veneno. Com mais de 25 mil espécies no mundo, elas são os principais insetos polinizadores da natureza e exercem grande relevância nas atividades agrícolas.
Serviço – Para participar da campanha, basta acessar o seguinte endereço eletrônico e assinar a petição on-line até o dia 18 de dezembro: www.semabelhasemalimento.com.br
(Fotos: divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br